Netflix começa a produzir filme sobre o setor de criptomoedas
Ainda sem ter um trailer,o serviço de streaming Netflix anunciou que vai produzir um filme completamente sobre a história de Gerry Cotten. O anúncio foi feito no Twitter, e o documentário original ainda está sendo produzido.
O filme conta a história sobre um grupo de investidores do setor de criptomoedas, que estão em busca de respostas sobre o falecimento de Gerald Cotten, fundador da corretora QuadrigaCX, assim como sobre o desaparecimento misterioso de mais de 250 milhões de dólares.
O nome do filme é Não Confie Em Ningúem: A Caçada Pelo Rei do Cripto (tradução livre). Porém o docomentário atualmente encontra-se em estado de pré-produção, e possui a data de estreia marcada para algum momento de 2022.
Quem é Gerry Cotten e o que é a QuadrigaCX
A Netflix não escolheu esse assunto à toa, já que a história dessa corretora realmente é digna das telas de cinema. Se você quer assistir o filme sem ver spoilers, recomendamos que você pare por aqui, já que o texto que vai estar abaixo vai contar toda a história por trás dessa confusão. Mas se você quiser continuar lendo sobre criptoativos, recomendamos que você acesse Immediate Edge online.
QuadrigaCX foi a maior corretora do Canadá por muito tempo, tendo sido fundada por Gerald Cotten. Apenas em 2017, estima-se que cerca de pelo menos dois bilhões de dólares tenham sido negociados dentro dessa plataforma, e apesar de seu sucesso, a história dela acabou não sendo a melhor de todas.
Depois do preço do Bitcoin ter despencado no ano de 2018, o fundador da corretora resolveu se casar, escreveu um testamento onde afirmou deixar todos os seus bens para a esposa com a qual se casou e, quando foi para a Índia passar o período de sua lua de mel, simplesmente desapareceu.
A morte dele foi anunciada no começo de 2019, mas o mais estranho de tudo é que, segundo as investigações, ele já estava morto desde dezembro de 2018. Mas esse é apenas o começo dessa estranha história, afinal de contas, Gerry era a única pessoa que tinha em mãos as chaves das carteiras presentes na sua corretora.
O principal problema aqui é que a corretora simplesmente parou de fazer retiradas para seus clientes, já que ela não tinha mais acesso a esses fundos. E é claro que isso acabou gerando suspeitas.
Clientes insatisfeitos e investigações criminais
Muitos clientes da corretora suspeitam até hoje que Gerry teria deixado todo esse dinheiro para sua atual esposa, já que o testamento que ele escreveu foi feito 12 dias antes dele morrer.
Algumas pessoas acreditam até mesmo que ele forjou a própria morte, e existem algumas que até mesmo querem exumar o corpo do fundador da corretora para tentar acabar de vez com essa dúvida. Tudo isso acabou gerando diversas investigações criminais, que revelaram detalhes bem sombrios sobre a corretora.
No fim das contas, QuadrigaCX não passava de um esquema de pirâmide, e as carteiras, que apenas o fundador tinha acesso, estavam completamente vazias, na verdade. Gerry usava o dinheiro dos clientes que entravam dentro da plataforma para pagar aqueles que eram mais antigos, e no fim das contas, nem mesmo um quarto do valor que estava, teoricamente, presente dentro da corretora foi recuperado.
O que podemos aprender com essa história toda?
A verdade é que essa é apenas mais uma história que ensina, principalmente dentro do setor de cripto, a nunca deixar os seus fundos dentro de corretoras, afinal de contas, se você não é o dono da chave privada da carteira, a realidade é que você não tem a posse do ativo de forma verdadeira.
Claro, existem corretoras que são confiáveis dentro do setor de cripto, entretanto, é muito melhor você ter mais controle sobre seus ativos e estar sempre consciente de todas as movimentações que for realizar, tendo acesso a eles sempre que desejar. Por esses motivos, recomendamos sempre que você tenha uma carteira de hardware à sua disposição.
O filme ainda não possui um trailer, então não podemos saber como o Netflix realmente abordou a história, porém, é certo pensar que esse filme vai ser um grande sucesso, e essa história realmente merece ser transformada em um documentário.