Minas Gerais possui o segundo maior número de mulheres empreendedoras
Minas Gerais é destaque no empreendedorismo feminino, atrás apenas de São Paulo. Entre os nichos de atuação, o setor da beleza é um dos que mais cresce entre as mulheres mineiras
Em meio a crise, o mercado da beleza se mantém firme e com um faturamento bilionário, segundo a Euromonitor, em 2020 o setor de higiene e beleza cresceu 4% e em 2021 com projeção em 128 bilhões no Brasil. Em Minas Gerais, especificamente, não é diferente. Mulheres empreendedoras recorrem a esse mercado como um caminho para uma mudança de vida e incentivar a economia do país.
Fato é que mesmo em meio a situações econômicas adversas, pessoas estão cada vez mais dispostas a investir em tratamentos estéticos. Assim, nichos de crescimento que no passado eram de aumento sazonal, por exemplo a estética corporal são beneficiados por essa mudança de comportamento dos consumidores.
Contudo, atualmente os tratamentos de beleza vão além dos cuidados para o verão. A busca por procedimentos como o design de sobrancelhas e alongamento de cílios estão no topo do interesse em se tratando de estética facial não invasiva.
Afinal, o procedimento de design de sobrancelhas, por exemplo, é como uma maquiagem e quem faz uma vez normalmente fará constantemente. Com o alongamento de cílios não é diferente, o que levou a um crescimento nas franquias especializadas nesses serviços.
O aumento das franquias especializadas em cuidados com sobrancelhas e extensão de cílios
De acordo com o Portal Top Franquias, o nicho de franquias de design de sobrancelhas cresceu 3.1% em 2020, comparado com 2019, ou seja, no auge da pandemia, o setor continuou em expansão.
Trabalhar como franqueado ainda reduz riscos para as empreendedoras. Considerando que uma franquia é um negócio já testado, validado e inclui suporte e treinamentos oferecidos pela franqueadora.
Serviços de alongamento de cílios são uma tendência e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado se mostrando uma área de atuação bastante lucrativa.
Durante a pandemia, os olhos ganharam destaque e as franquias voltadas à beleza dos cílios registraram recorde de crescimento mês a mês. A rede mais popular do setor fechou o ano de 2021 com projeção de crescimento superior a 70%.
Primeiros degraus para o empreender no setor da estética facial
É possível abrir uma franquia de alongamento de cílios com investimentos a partir de R$14.000,00.
Contudo, é comum empreender de forma totalmente independente e essa é uma possibilidade para reduzir o valor inicial. Para um espaço de atendimento básico sem custos de aluguel e apenas os materiais essenciais para os primeiros atendimentos é possível investir em torno de R$500,00.
No Brasil estima-se o número de 52 milhões de empreendedores, destes, 30 milhões são mulheres à frente de negócios. Entre os brasileiros cadastrados no MEI (microempreendedor individual), 48% são mulheres atuando em sua maioria no segmento de serviços nas áreas de beleza e alimentação.
Para se cadastrar no MEI como profissional extensionista de cílios, é possível acessando o Portal do Empreendedor, durante o processo é preciso escolher o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Economicas) adequado a prestação do serviço.
Uma opção é o CNAE 9602-5/02 – Destinado às atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza.
O fornecedor certo é tão importante quanto a técnica
A empresa João da Beleza é o ecommerce que disponibiliza matéria prima e equipamentos para profissionais do setor da estética.
É referência no fornecimento de materiais para alongamento de cílios e outros procedimentos estéticos para o rosto e corpo. Além de ofertar os melhores preços, trabalha com produtos de uso profissional testados e aprovados por órgãos de regulamentação como a Anvisa.
A empresa nasceu de uma ideia compartilhada entre amigos. A ideia era a venda e distribuição de produtos para o embelezamento do olhar e de venda exclusiva para profissionais.
O objetivo da João da Beleza é atender todas as lash designers (especialistas em alongamento de cílios) do Brasil e de toda a América Latina, sempre com o melhor atendimento e preço do mercado.
Qualificação online e gratuita para empreender na área da beleza
Instituições como o Sebrae oferecem cursos online para aspirantes e empreendedores. Para verificar quais cursos estão em oferecimento acesse https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
A ESCON – Escola de Cursos Online de MG também oferece cursos online e gratuitos.
No momento, a instituição possui um curso de especialização em alongamento de cílios totalmente gratuito. Para mais informações, acesse https://cursosescon.com.br/cursos e escolha entre os disponíveis.
Segundo Schumpeter, “Os requisitos principais para empreender são a habilidade para saber agir nos momentos de incerteza, a capacidade de trabalhar com as preocupações do cotidiano, como, por exemplo, tempo, renda, a resistência e as imposições do contexto social”.