Carreiras possíveis para quem é apaixonado por jogos online

Para quem ama jogos virtuais, existem diversas possibilidades de fazer disso a sua profissão. Conheça as carreiras que envolvem os games

Por Marketing e Negócios

05/04/2022 às 12h01 - Atualizada 05/04/2022 às 12h01

Fonte: Pexels

Os jogos eletrônicos fazem a cabeça de milhões de pessoas, desde a popularização do videogame, em meados da década de 80. Hoje, os jogos estão na palma de nossas mãos, com uma infinidade de títulos à nossa disposição.

Nos últimos anos, a indústria de games teve um crescimento expressivo. Em 2020, por exemplo, o setor teve um aumento de 20% em seu faturamento, chegando a quase 170 bilhões de dólares de movimentação em todo o mundo.

PUBLICIDADE

No Brasil, não foi diferente. Os jogos online atingem até os mais céticos, principalmente quando unem outra paixão nacional: o futebol. Os jogos esportivos movimentam milhares de torcedores apaixonados, que correm para as casas de apostas online para colocar suas previsões sobre os campeonatos nacionais e internacionais.

E para quem gosta tanto desse mundo, que não pensa em fazer outra coisa, os games possibilitam diversas possibilidades de carreira, seja na criação dos jogos ou até sendo jogador profissional.

E engana-se quem fala que as carreiras envolvendo games são só em caráter internacional: o Brasil tem uma indústria de jogos muito ativa e está cheio de oportunidades.

Possibilidades na carreira de games: desenvolvimento

1. Designer de Games

Este profissional irá produzir os gráficos, criar os personagens e cenários do jogo. Para este cargo, encaixam-se melhor as pessoas criativas e que gostem de analisar as estéticas dos jogos.

2. Animador

O animador é o profissional que irá dar vida aos personagens e cenários que o designer criou. Ele irá criar o movimento e dinâmica que os jogos precisam.

3. Programador e desenvolvedor

Todas as ações do jogo e tudo o que o jogo virtual engloba só funciona de uma forma: com programação. Os códigos criados pelas linguagens de programação serão lidos pelo computador ou pelos consoles para executar este jogo.

O desenvolvedor é responsável pela equipe de programadores, supervisionando a codificação necessária para as fases e ações do jogo. Além disso, existe o desenvolvedor mobile, que irá focar sua atuação nos jogos para dispositivos móveis.

Todas as carreiras relacionadas aos games para dispositivos móveis estão em alta, devido ao sucesso cada vez maior dos jogos para smartphones, além do investimento das fábricas para trazer aparelhos voltados especialmente para os gamers.

Possibilidades na carreira de games: história e marketing

1. Roteirista

Muitas pessoas não sabem que todo jogo tem um roteiro, pois funciona que nem um filme: tem uma história e sequências, evoluções, várias opções de atitudes e consequências.

Por trás dos personagens, falas e suas atitudes existe um roteirista que traz seus talentos para o mundo dos games.

Por mais que esta área ainda seja pouco explorada na indústria de games, o investimento em roteiros atraentes pode trazer ainda mais sucesso para os games desenvolvidos no Brasil.

2. Tradutor e dublador

Diversos jogos estão notando o potencial do mercado brasileiro, trazendo seus games para o nosso público. Para abranger cada vez mais pessoas, a desenvolvedora investe em tradução e, muitas vezes, dublagem dos jogos.

Essas áreas são responsáveis por traduzir todos os menus, manuais e instruções do jogo, além das falas dos personagens e avisos importantes para o jogador.

O conteúdo continua após o anúncio

3. Marketing

Estas áreas serão responsáveis por divulgar os games. O profissional de marketing geralmente é contratado pela empresa desenvolvedora do jogo para atrair cada vez mais pessoas para sua plataforma.

Como os jogos são virtuais e, muitas vezes, online, a internet é o principal meio de divulgação escolhido pelas empresas. Algumas empresas grandes usam outros meios para divulgar jogos, mas a maioria faz suas ações na internet patrocinando influencers que fazem streaming de jogos, inserindo vídeos em outros jogos, entre outras ações.

4. Jornalista/criador de conteúdo sobre games

Por conta do sucesso dos jogos virtuais, é natural que existam assuntos para serem debatidos, lançamentos para anunciar, entre outros tópicos no mundo dos games. Por isso, existem diversos programas de tv, revistas, blogs e canais de YouTube voltado ao mundo dos jogos.

Existem jornalistas que são especializados nos games, realizando matérias para os grandes portais, além dos milhares de criadores de conteúdo na internet que abordam esse tema.

Possibilidades na carreira de games: jogar como uma profissão!

Para o mundo dos jogos, as profissões mais desejadas são as que você é um jogador profissional ou realiza streaming dos jogos ao vivo.

A segunda atividade não é considerada uma profissão, porém muitos streamers ganham fortunas das empresas de jogos para mostrar ao vivo como seria uma partida daquele jogo, além de compartilhar dicas, dar opiniões, etc.

O jogador profissional participa de torneios e campeonatos, além de receber diversos patrocínios das empresas. É uma área difícil de entrar, porém com prestígio cada vez maior.

Gostou de saber mais sobre as carreiras do mundo dos jogos? Qual você gostaria de seguir?

Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também