Rituais de gestão: Por que você deve dedicar tempo ao seu cliente interno?

Os rituais no ambiente corporativo são eventos que promovem alinhamento, integração e que reforçam normas, valores e ilustram a cultura da empresa. São também instrumentos para compartilhar experiências, valores básicos e contribuem para a adequação do colaborador à cultura da empresa, para a estabilidade da equipe e guiam a forma de agir de cada colaborador.

Por Jéssica Martins

30/11/2022 às 09h00 - Atualizada 29/11/2022 às 17h07

Você já parou para pensar que o sucesso do seu cliente está intimamente ligado ao sucesso dos seus colaboradores e o quanto sua empresa pode estar perdendo por não ter rituais que promovam alinhamento e integração entre seu time?

Todos os dias gestores e empresários se mantêm antenados em tudo que está acontecendo no mundo dos negócios, estamos sempre atentos para identificar no ambiente externo possíveis soluções e inovações para o nosso negócio, porém antes disso é extremamente importante voltarmos nossos olhos e ouvidos para o nosso ambiente interno. Estar mais próximo e alinhado com o time pode nos ajudar a potencializar os resultados do negócio.

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 Somente colaboradores satisfeitos podem levar satisfação aos nossos clientes, pois estarão motivados a entregar sempre o seu melhor. Por esse motivo, o mesmo esforço que empregamos para garantir uma melhor entrega aos nossos clientes externos devemos empregar para garantir que nossos colaboradores estarão felizes e preparados para dar o seu melhor.

Alinhamento é um ponto chave para qualquer empresa. Retrabalho, falta de colaboração entre a equipe, informações que não chegam ou chegam distorcidas são os principais motivos de desgaste e insatisfação em qualquer equipe. Portanto, além de investir em ferramentas e sistemas que proporcionam maior gestão e fluidez das informações é necessário estruturar rituais que tenham como foco o nosso time. 

Os rituais no ambiente corporativo são eventos que promovem alinhamento, integração e que reforçam normas, valores e ilustram a cultura da empresa. São também instrumentos para compartilhar experiências, valores básicos e contribuem para a adequação do colaborador à cultura da empresa, para a estabilidade da equipe e guiam a forma de agir de cada colaborador. 

 

Alguns tipos de rituais de gestão são:

Rituais de passagem: Acontecem, por exemplo, quando há a entrada ou a movimentação interna de um colaborador

Rituais de valorização: Reforçam boas práticas, atribuem reconhecimento e compartilham conquistas.

Rituais de renovação: São rituais para se abordar sobre assuntos como planejamento, desenvolvimento, processos e estratégia.

Rituais de integração: Nesses o desafio é alinhar propósito e descontração. É importante pensar em atividades estratégicas e relevantes, que podem proporcionar maior afinidade entre os colaboradores e despertar o senso de equipe.

Rituais de redução de conflito: Buscam diminuir as emoções negativas e mostrar que algo está sendo feito acerca de determinado problema

Rituais de rebaixamento: Acontecem quando há perda de status, demissão ou afastamento.

 

Colocando em prática

Sabemos sobre a dificuldade na adesão de novos hábitos no ambiente corporativo e o quanto é difícil reservar tempo para se dedicar a alguns rituais. Comece identificando aqueles que estão mais alinhados à cultura organizacional da sua empresa e adapte a periodicidade com que eles devem acontecer à sua realidade. 

 

Alguns exemplos de rituais que você pode implantar são:

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  • Onboarding de clientes e colaboradores
  • Kickoff de projetos
  • Reuniões periódicas de alinhamento com a equipe
  • Reuniões periódicas para discussão de projetos
  • Reuniões de liderança
  • Reunião de sócios e diretores
  • Apresentação de resultados, KPIs e/ou OKRs
  • Feedback
  • Desenvolvimento e treinamentos
  • Premiação, destaques e elogios
  • Comemorações, momentos de integração com dinâmicas, happy hour

 

Ao determinar quais serão os rituais que farão parte da rotina é necessário manter a disciplina e garantir a cadência. É importante apresentar para a equipe o intuito do ritual e demonstrar a importância dele para a empresa. Com o tempo todos perceberão os resultados e entenderão o valor de manter esses rituais na rotina fazendo com que eles passem a acontecer naturalmente e de forma mais independente. 

 

Os resultados serão positivos tanto para a empresa quanto para os colaboradores, refletindo diretamente na satisfação dos seus clientes como consequência de resultados como:

  • Melhor fluxo de informação
  • Aumento do alinhamento e colaboração entre o time
  • Redução de retrabalhos e gaps nos processos
  • Aumento da satisfação dos colaboradores e reduzir o turnover
  • Identificação ágil de problemas 
  • Encontrar internamente soluções práticas 
  • Disseminação de experiências e aprendizados
  • Geração de insights de melhoria dos processos, produtos e/ou serviços
  • Reforço da cultura organizacional
  • Maior alinhamento da equipe com os objetivos da empresa

 

Garanta que os rituais sejam democráticos e colaborativos, oportunize o diálogo para um melhor engajamento do seu time e você irá se surpreender com as soluções e ideias que virão desses momentos. 

 

Nada melhor que aproveitar esse fim de ano, momento em que começamos a planejar as prioridades para o ano que está por vir, e refletir sobre esses rituais. Já reserve nas agendas do próximo ano esses momentos e comece a colher os resultados.

 

Grupo Larch

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Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

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