Gestão Estratégica Empresarial e posicionamento: o caminho entre o momento atual de um negócio e onde ele pretende chegar

É preciso entender a importância em estruturar uma Gestão Estratégica empresarial eficiente, e de quais formas isso prepara todo e qualquer negócio para mudanças, fases econômicas, possíveis crises que possam surgir e principalmente para uma atuação inteligente mediante oportunidades e riscos.

Por Luciano Larcher

27/09/2022 às 10h39 - Atualizada 29/09/2022 às 09h48

Não é nenhuma novidade que vivemos em um mundo dinâmico, sentimos na pele todos os dias a velocidade com que as coisas surgem e se transformam constantemente. Quando trazemos isso para a perspectiva dos negócios, o cenário é também de alta competitividade.

Então, o grande desafio está em inovar, se reinventar sempre que necessário e conseguir maximizar resultados em busca de diferenciação e destaque.

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Mas como fazer isso? Com uma boa Gestão Estratégica!

É preciso entender a importância em estruturar uma Gestão Estratégica empresarial eficiente, e de quais formas isso prepara todo e qualquer negócio para mudanças, fases econômicas, possíveis crises que possam surgir e principalmente para uma atuação inteligente mediante oportunidades e riscos.

O que é a Gestão Estratégica?

Você já ouviu falar que para aqueles que não sabem aonde desejam chegar, qualquer caminho serve? A Gestão Estratégica de uma empresa, é exatamente o que vai determinar o melhor caminho para o seu crescimento e desenvolvimento.

Consiste em um conjunto de ações práticas que devem ser estabelecidas pelos gestores, e envolve todo um processo de pesquisa, planejamento, execução e análise de resultados.  A Gestão Estratégica diz respeito a uma leitura de cenário tanto externo (mercado, tendências, concorrência, economia, política, etc.), como também de fatores internos da organização (recursos financeiros, humanos, comerciais, etc.).

Sua função é preparar o negócio para toda e qualquer situação, considerando objetivos e o cumprimento de metas. Quando bem estruturada, a Gestão Estratégica pode e deve pautar grandes decisões e alterar posicionamentos da empresa no mercado.

Qualquer empresa que deseja manter competitividade de mercado hoje, precisa entender que todo investimento, tempo e esforço em uma Gestão Estratégica não é um diferencial, mas sim algo essencial para a manutenção da competitividade e sobrevivência do negócio.

Onde a sua empresa está?

A grande virada de chave que uma Gestão Estratégica empresarial traz é uma maior clareza sobre a posição do negócio no mercado em que está inserido.

Para isso, como mencionado anteriormente, é realizada uma análise de cenários de forças e fraquezas internas e externas à organização. É importante ter domínio sobre alguns pontos como, por exemplo, o mercado do segmento/setor, quem são os concorrentes, qual o público e como se comporta esse consumidor.

Entenda melhor alguns mapeamentos que você precisa realizar para a Gestão Estratégica do negócio:

Mercado

Não há como ter sucesso sem ter domínio do mercado em que está inserido, isso seria como jogar um jogo sem conhecer suas regras.

Apesar de terem em comum todo o dinamismo e competitividade, cada segmento tem suas particularidades e conhecê-las vai ter impacto direto em absolutamente toda a operação de uma empresa.

Tanto um produto quanto um serviço atendem a demanda e a necessidade de um setor, portanto entender esse mercado é saber como se destacar nele, suas exigências, e possibilidades em termos de posicionamento, inovações, oportunidade, etc.

Isso pode ser feito através de uma pesquisa de mercado extensa e deve contemplar dados como:

  • Como o setor se comporta: aqui o histórico será importante para entender a evolução do mesmo
  • Qual o seu potencial: possibilidades e projeções para o futuro
  • Qual o seu impacto na economia: isso vai ajudar a entender a demanda por um setor, através da sua movimentação financeira e parcela de mercado
  • Quais as normas e legislações: a operação de uma empresa sempre precisará cumprir determinadas leis e/ou regras, isso pode variar conforme o segmento
  • Quais as agências reguladoras: muitos setores possuem órgãos e/ou instituições que definem suas diretrizes e acompanham o seu cumprimento

Concorrência

Quanto maior o mercado, maior será a concorrência! Isso é um fato e para manter a competitividade é importante sim olhar para os lados, entender quem são os concorrentes, seus produtos/serviços, modelo de negócio, posicionamento, comunicação.

Tudo isso será essencial para poder identificar oportunidades de mercado e buscar diferenciais.

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Público-alvo

Antes de qualquer coisa, entender quem é o seu público-alvo é outro pilar fundamental. Quem compra do seu negócio? Por que?

Responder a essas perguntas é a única maneira de ter produtos e/ou serviços que sejam assertivos em atender uma demanda, esteja ela no âmbito da necessidade ou do desejo. Também será essencial para compreender as dores desse público, e como melhorar em supri-las, isso pode significar até mesmo novas oportunidades de negócio.

Além disso, quando se sabe exatamente com quem se está falando é muito mais fácil comunicar-se sem ruídos.

Comportamento do consumidor

Tão importante quanto saber quem é seu público-alvo é saber o comportamento do mesmo como consumidor.

Mapear hábitos, estilo de vida, idade, classe social, ocupação, dentre outros dados demográficos é algo que proporciona uma inteligência de informações importantes para o direcionamento do negócio, a tomada de decisões mais estratégicas, e até mesmo possíveis mudanças de percurso.

Para onde a sua empresa está indo?

Essa é uma pergunta que só a Gestão Estratégica pode responder. Por isso, visto toda a identificação do momento atual e a avaliação de cenários, no fim de tudo, o grande intuito é entender o caminho, saber para onde está indo e dessa maneira definir qual a melhor forma de chegar até lá.

A utilização da metodologia OKR (Objective and Key Results), é um exemplo prático de como elucidar, de forma simples e inspiracional, os objetivos organizacionais.

Um OKR é composto por um objetivo, que pode ser amplo e qualitativo e também por resultados-chave, métricas que mostram se o nível de sucesso do que foi traçado.

Assim, ter uma Gestão Estratégica é, através da implementação de ferramentas e metodologias, ser capaz de responder com clareza perguntas como: qual o objetivo do negócio para o ano? O que precisa ser feito a curto, médio e longo prazo? Como cada área vai precisar atuar para isso? Quanto será o orçamento investido e qual é o faturamento esperado?

E então, hoje, o seu negócio consegue ter clareza sobre esses caminhos?

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

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