Compras e estoque: a importância da integração desses setores nas organizações
Uma gestão empresarial eficiente é composta por uma série de fatores que, juntos, contribuem para o sucesso de uma organização. Uma má gestão desses setores pode gerar consequências negativas, afetando as demais áreas da empresa e causando prejuízos financeiros.
Uma gestão empresarial eficiente é composta por uma série de fatores que, juntos, contribuem para o sucesso de uma organização.
Hoje, quero voltar a atenção para os processos de compra e estoque, ambos são fundamentais para qualquer negócio, pois influenciam desde a cadeia de fornecedores até a chegada de determinado produto ao consumidor final.
Uma má gestão desses setores pode gerar consequências negativas, afetando as demais áreas da empresa e causando prejuízos financeiros.
Neste texto você vai compreender o que cabe a compras e estoque e porque essas atividades devem caminhar juntas.
Gestão de estoque
A gestão de estoque é responsável pelo processo de controle e armazenagem de mercadorias. Por meio do monitoramento da entrada e saída de produtos, sua principal atribuição é apontar as reais demandas e suprir necessidades, através do abastecimento em quantidades certas e no momento exato.
Na prática, um bom processo de estocagem vai identificar demandas, tornando claro o que tem alta e baixa saída, reduzindo custos ao orientar uma produção mais assertiva e beneficiando as vendas ao atender plenamente o público final.
Gestão de compras
A gestão de compras envolve o planejamento e a organização de toda cadeia de suprimentos e sua integração com outros setores da organização, como o financeiro, comercial, produção, logística e até mesmo o atendimento ao cliente.
É responsável pela aquisição de insumos relacionados à produção e também de todos os itens e materiais necessários para o funcionamento e manutenção das atividades da empresa. Também é atribuição do setor de compras a negociação com fornecedores, visando sempre que possível, reduzir custos sem perder a qualidade no que é adquirido.
Compras e estoque: pontos positivos de uma gestão integrada
Entender de forma sistêmica processos que se conectam pode fazer toda a diferença para tornar uma organização mais competitiva.
A gestão de compras e estoque conversam e impactam uma à outra diretamente. Veja os principais benefícios de uma visão integrada:
Previsibilidade
Quando estoque e compras estão alinhados é possível prever demandas e gerar assertividade na gestão de suprimentos. Isso porque, um claro dimensionamento de estoque vai mostrar a necessidade da realização de novos pedidos no tempo certo.
Além disso, o controle de estoque vai gerar dados importantes através do histórico de vendas, demonstrando comparativos entre períodos e sazonalidades.
Assim, é possível evitar surpresas no abastecimento e a necessidade de aquisições urgentes que venham a prejudicar as condições de negociação, elevando os custos.
Melhores condições de compra
Para que funcione bem, o setor de compras precisa de organização e planejamento para realizar boas aquisições. Uma demanda de última hora e com prazo apertado, por exemplo, irá tornar uma negociação mais inflexível e implicar em condições de pagamento desfavoráveis.
Portanto, uma gestão de estoque eficiente, vai contribuir para essa engrenagem, solicitando a reposição de materiais em tempo suficiente para respeitar etapas de busca de fornecedores no mercado, negociação, análise, aprovação de propostas e todo o processo desde a efetivação do pedido até a chegada do item no prazo previsto.
Definição de prioridades e o direcionamento assertivo de recursos
Juntos, estoque e compras são capazes de balancear necessidades e definir prioridades. Toda empresa vai ter produtos que não param na prateleira e outros que acabam encalhando nos depósitos.
Então, essa gestão vai funcionar como uma espécie de termômetro dos itens em estoque, conduzindo às ações da rotina de suprimentos com proporção e prioridade. Como resultado, evita-se o desperdício, alocando investimento e esforço onde se obtém retorno.
Na prática, é possível categorizar os itens de acordo com seu volume de movimentação, custo de estoque, valor investido ou até mesmo por sua representatividade no faturamento.
É nítido o quanto uma gestão integrada e menos departamentalizada é o caminho para alavancar resultados nas organizações.
Diante do que foi apresentado, você diria que o seu negócio possui uma gestão de compras e estoque assertiva?