Supply Chain Management: Conceitos e estratégias vencedoras para sua empresa

O Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos ou SCM), pode ser o fator que falta para que seu empreendimento seja melhor sucedido no mercado, para isso é necessário entender os conceitos e benefícios do supply chain management e como transformá-lo em uma estratégia vencedora do seu negócio.

Por João Ottávio Sabino

07/12/2022 às 10h00 - Atualizada 07/12/2022 às 10h01

O mercado, cada vez mais dinâmico, exige respostas cada vez mais rápidas de negócio. Essa necessidade e otimização constante, seja pelo fator custo ou pelo fator prazo, segue sendo um desafio constante dos empresários.  Uma das melhores formas de vencer esse desafio, consiste em aprimorar o desempenho de sua empresa por meio de melhorias na cadeia de suprimentos e assegurar a melhor experiência de compra possível ao seu cliente.

 

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O que é Supply Chain Management?

Antes de falarmos como, é preciso entender o que é Supply Chain ( Cadeia de Suprimentos). A cadeia de suprimentos é composta de todo o fluxo de material ou serviço, desde a matéria-prima até a entrega ao cliente final. O Supply Chain Management cuida dos processos de toda essa cadeia, desde o pedido realizado pelo cliente até o momento da entrega do produto, incluindo o tempo gasto nesses processos.

O SCM é o processo que gerencia os fluxos de bens, de serviços,de finanças, e de informações estratégicas entre empresas e consumidores finais, visando alcançar vantagens competitivas e criação de valor para os clientes.

 

Quais as principais funções do SCM e sua importância na empresa?

O SCM tem como base o cliente no centro da estratégia, portanto, para realizar essa estratégia, o SCM deve assegurar que todos os fluxos ocorram no menor tempo possível e com a maior qualidade possível. O desafio de gerir todo esse fluxo está em garantir a qualidade da informação, para que toda a cadeia esteja preparada para dar andamento dentro do tempo previsto e o cliente tenha a melhor experiência de compra possível.

Agilidade e redução de custos são extremamente importantes para o SCM, e para atingir esse nível de exigência, o SCM precisa ser a principal base para análise estratégica de demanda e de mercado, para que, com esses dados seja possível planejar todas as ações no restante da cadeia, como: compras de insumos, sequenciamento da produção, local de armazenagem, separação e entrega.


Colocando em prática

Para iniciar o gerenciamento da sua cadeia de suprimentos, primeiramente deve-se entender as exigências do mercado. Inicie revisando o histórico de pedido dos seus clientes, crie um Demand Planning, ou Ciclo de Planejamento da Demanda examinando informações sobre histórico e média de vendas, pedidos de clientes, transporte de produtos e insumos e indicadores do mercado. 

Após analisar as demandas, é necessário preparar os estoques de produto acabado e de insumos. Verificar os prazos de produção e definir o lead time de produção. Após entender seus estoques e produção, é hora de avaliar a logística, sequenciamento de rotas e definir o lead time de entrega. Com essas informações é possível entender os prazos para atendimento da demanda do cliente. 

 

Três pilares são principais para o fluxo do SCM fluir, são eles:

 

  • Integração de dados;
  • Cumprimento assertivo dos prazos;
  • Controle de indicadores de performance.

 

Utilize a integração de dados para facilitar o fluxo de informações e análise dos dados, assim todas as principais áreas do SCM terão os dados em fácil acesso. 

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Deixe claro para todas as áreas os prazos estabelecidos e padrões de qualidade. Ao disseminar essa cultura na empresa, o fluxo se torna fluido e contínuo, evitando surpresas. Esses prazos e padrões deverão ser claramente externados aos Fornecedores e Parceiros de operação uma vez que impactam diretamente na cadeia.

Um importante aspecto é deixar claro quem serão os responsáveis que deverão ser informados em caso de erros ou não conformidades no decorrer do processo, para que seja corrigido ou interrompido antes que se agrave o problema. 

Esteja sempre atento ao feedback do cliente. Como foi falado anteriormente, o cliente está no centro da estratégia, para isso se consolidar é necessário estabelecer esse processo. Mapeie a Jornada do Cliente e crie um Mapa da Jornada do Cliente. Crie KPIs ou OKRs para acompanhar a satisfação do cliente quanto ao processo.

 

Conclusão

Como exposto anteriormente, o SCM é uma visão complexa de todos os processos da cadeia de suprimentos, podendo ser resumida em sete passos que deverão ser colocados em prática:

  1. Aumente a eficiência da linha de produção
  2. Monitore o desempenho dos fornecedores
  3. Escolha fornecedores eficientes
  4. Faça previsões de demanda
  5. Faça a integração das equipes da cadeia logística
  6. Mantenha todos as áreas informadas
  7. Monitore a satisfação dos clientes

Implementar pode ser uma tarefa árdua, porém benefícios atingiram a empresa como um todo. Mantenha-se informado, busque as melhores referências e veja seus resultados melhorarem gradativamente. 

Grupo Larch

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Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

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