Multipotencialidade: desvende esse conceito e entenda sua relevância

Uma pessoa multipotencial é aquele cuja lista de afinidades (como profissões, hobbies e projetos) não se resume em uma única coisa. Ou seja, estamos falando de pessoas que tendem a mudar várias vezes de carreira, atuar em diferentes áreas ao mesmo tempo, ou combiná-las, criando algo novo.

Por Marcelle Larcher

06/04/2022 às 14h03 - Atualizada 06/04/2022 às 14h03

Por quanto tempo você se perguntou o que seria quando crescesse? As decisões que dão rumo ao nosso futuro não são nada fáceis de serem tomadas, principalmente se temos a ideia de que só podemos escolher uma alternativa e que ela deve ser definitiva.

De fato, se pegarmos o histórico de gerações anteriores no mercado de trabalho, enxergamos com clareza esse padrão em escolher uma profissão, encontrar um emprego e se desenvolver no mesmo. Passar anos numa mesma empresa, foi por muito tempo sinônimo de sucesso profissional.

PUBLICIDADE

E hoje? Porque essa ideia faz cada vez menos sentido tanto para profissionais, como para a própria dinâmica do mercado de trabalho? Você já ouviu falar em multipotencialidade?

Vamos então entender melhor esse conceito, suas implicações no mercado, além dos diferenciais e desafios de pessoas multipotenciais.

O que é multipotencialidade?

O termo multipotencialidade já diz muito sobre o seu significado, estamos falando da nossa capacidade como indivíduo, em possuir diferentes interesses e desenvolver diversas competências ao longo da vida.

O multipotencialista ou multipotencial é aquele cuja lista de afinidades (como profissões, hobbies e projetos) não se resume em uma única coisa. Ou seja, estamos falando de pessoas que tendem a mudar várias vezes de carreira, atuar em diferentes áreas ao mesmo tempo, ou combiná-las, criando algo novo.

Mercado de trabalho e multipotencialidade

Quantas vezes mudamos de opinião quanto ao que queríamos ser no futuro? Quantas pessoas já não mudaram drasticamente o rumo de suas carreiras no meio do caminho? Quantos ainda estão presos em rotinas que não fazem sentido para si, por não entenderem que existem outras possibilidades?

Ainda na adolescência, precisamos escolher o que cursar na universidade. A pressão dessa decisão, vem da ideia de que temos uma vocação verdadeira, que será o nosso destino, nos fará felizes e bem-sucedidos para sempre. Mas não seria para sempre tempo demais?

O mercado de trabalho mudou e continua mudando, com isso, a ideia de carreira como uma linha reta se tornou obsoleta. Isso significa que existe algo errado naqueles que possuem uma paixão e desejam segui-la durante a vida? Não! Isso significa que a multipotencialidade também passa a ganhar mais espaço e relevância neste cenário.

Um mundo pautado em constantes mudanças, é um mundo de oportunidade para aqueles profissionais com múltiplos interesses, ou que gostam de atuar em várias áreas ao invés de ser focados apenas num segmento.

Então se você é um profissional multipotencial, uma pessoa habilidosa intelectualmente, que cultiva diversos interesses, tem o desejo de aprimorar diferentes habilidades, não tenha dúvidas que o mercado de trabalho está propício para essa sua vontade em trabalhar em áreas diferentes.

Diferenciais e desafios do profissional multipotencial

Como tudo na vida, existe o ônus e o bônus em ser uma pessoa/profissional multipotencial. Tudo dependerá mesmo de como cada um lida e se desenvolve nesse sentido, e isso é algo que pode ser trabalhado. Existem dois caminhos, ou a multipotencialidade vai te abrir para novas possibilidades ou ela pode atrapalhar o seu desempenho. Visualize melhor:

O conteúdo continua após o anúncio

Diferenciais do profissional multipotencial:

  • Conseguem aplicar mais de uma habilidade no seu dia a dia.
  • São pessoas curiosas, com facilidade de aprender e fácil adaptação
  • Possuem flexibilidade cognitiva e conseguem lidar com diferentes funções
  • Não se apegam a padrões rígidos de rotina e facilmente promovem mudanças
  • São dinâmicos e criativos na busca de soluções

Desafios do profissional multipotencial:

  • Tendem a iniciar vários projetos e não concluir
  • Possuem maior dificuldade em fazer escolhas
  • Podem se sentir insatisfeitos constantemente
  • Planejam, mas podem evitar o comprometimento com as ações

Como saber se você é multipotencial?

Comece respondendo e refletindo acerca dessas 5 perguntas:

  1. Você sente dificuldade em se especializar em apenas uma área de conhecimento?
  2. Você se julga uma pessoa curiosa, que gosta de aprender novos assuntos sempre?
  3. Por muitas vezes você não consegue ver conexões entre as coisas que você se interessa?
  4. Já se sentiu com medo de, por se focar em uma atividade, perder a oportunidade de fazer outra coisa melhor?
  5. Você já se interessou muito por um assunto, mas depois perdeu esse interesse e partiu para outra coisa?

O que então, podemos aprender com o conceito de multipotencialidade? A lição que o texto de hoje deixa, é que não existe uma regra que diz que devemos ser uma coisa só, e que isso pode sim, ser uma coisa boa.

Podemos amar várias coisas ao mesmo tempo, sim! Assim como podemos ser tudo se quisermos (e dermos conta).

Você se identificou como uma pessoa multipotencial? Então talvez seja hora de desbravar este potencial e ir em busca de todas as possibilidades de aprendizados e experiências.

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também