Onboarding: Muito mais que apresentar a Empresa
Onboarding não é apenas o primeiro dia! Processo Onboarding é todo o período de experiência do colaborador. A forma como a capacitação será direcionada, avaliação do desempenho e acompanhamento da liderança é o reflexo de todo o processo.
É comum encontrar empresas que não formalizam o processo Onboarding e o identificam como apresentar a empresa, as salas e o posto de trabalho. Entretanto, “embarcar” palavra traduzida do inglês literal de Onboarding, é o processo inicial para adaptação e capacitação do novo colaborador e ignorar esse passo tão importante, pode trazer impactos consideráveis na Cultura da empresa e prejudicar a retenção de talentos. Abaixo, será abordado os principais tópicos para compreender a importância, os benefícios e como aplicá-lo.
Porque Onboarding é tão importante?
O Onboarding é um conjunto de processos que direciona o tempo necessário para que o recém-chegado alcance o potencial esperado em sua nova jornada profissional. Além das orientações do primeiro dia, a forma como os novos colaboradores são apresentados a empresa, ao novo time e suas novas funções tendem a afetar diretamente em sua produtividade e engajamento.
O processo é responsável por apresentar o novo colaborador a uma série de informações essenciais para que entenda os principais conceitos da empresa como: valores, missão e visão, cultura organizacional e tudo o que for considerado importante para que ele “embarque” nessa nova jornada.
A percepção de engajamento, conectividade e o senso de pertencimento fortalecidos, proporcionam uma menor busca por outras oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, um Onboarding consolidado com o propósito da empresa e com as expectativas que o novo colaborador trará para o crescimento do negócio é extremamente importante.
Quais os benefícios do Onboarding?
Assim como todo processo estruturado em uma empresa tende a trazer grandes benefícios, com o Onboarding também não seria diferente. A chave principal é compreender que não deve ser direcionado apenas a novos colaboradores, mas abranger para todos que fazem parte da instituição. Assim, o Onboarding deixa de ser visto como
uma apresentação para os novos entrantes e começa a ser um grande benefício para todos na empresa.
Motivação é o primeiro benefício a ser notado. É natural que o primeiro dia seja definido por ansiedade e insegurança. Mas chegar em uma empresa em que lhe é apresentado a estrutura, as expectativas e como alcançá-las, proporciona maior engajamento do novo colaborador e gira a engrenagem da produtividade.
Integração é muito importante para o engajamento de um time. Quando o novo colaborador percebe que os valores apresentados no Onboarding são percebidos no time, a integração e a adaptação surgem com maior facilidade e se fortificam com menor tempo. Desta forma, a integração e a motivação aparecem como os principais pilares da baixa rotatividade. Invista neles!
O conhecimento da empresa começa a ser observado não mais pela apresentação, mas pelas relações do dia a dia. Por isso, é extremamente importante que o Onboarding seja real ao comportamento esperado ou praticado. As chances de um comportamento não esperado ou ações não defendidas pela empresa começam a ser menores, e o novo colaborador passa a ser um reprodutor da cultura organizacional almejada.
Como implementar?
Quando os passos não estão definidos, a implementação do Onboarding tende a ser um grande desafio. O melhor caminho para que a prática seja eficaz é definir os objetivos com clareza e que estejam com o crescimento do negócio e a importância de cada colaborador nesse processo.
É primordial que o engajamento seja um dos objetivos a ser alcançado no Onboarding. Não é possível ter um time de alto desempenho desconectado entre si e com as metas, certo? O foco na capacitação, na retenção e no desenvolvimento precisam ser apresentados desde o início.
Onboarding não é apenas o primeiro dia! Processo Onboarding é todo o período de experiência do colaborador. A forma como a capacitação será direcionada, avaliação do desempenho e acompanhamento da liderança é o reflexo de todo o processo. Se uma parte falha, todo o processo tende a falhar também. Defina métricas de avaliação, Plano de Carreira Individual para as ações e tarefas assumir e acompanhe-as para compreender a eficácia. Cronogramas é o braço direito do Onboarding.
Informe os canais de aprendizagem e desenvolvidos da empresa. Mostre os locais que colaborador pode se direcionar quando precisar de uma ajuda, seja ela teórica ou liderança. Esse canal aberto proporciona o senso de responsabilidade com o próprio desenvolvimento.
Acompanhe todo o processo e peça feedbacks. O acompanhamento do período de experiência não é de responsabilidade exclusiva do líder, mas também de Gestão de Pessoas. O acompanhamento nesse processo é fundamental para compreender como a empresa tem se portado perante o colaborador, assim como o comportamento dele. Ouvi-lo sobre seu desenvolvimento, percepções e ansiedades podem se tornar excelentes planos de ações para o desenvolvimento da empresa, das lideranças e do próprio RH.