O que você precisa para uma rotina financeira eficiente: quatro pontos essenciais
Independente da complexidade do negócio, precisamos entender 4 pontos indispensáveis para o setor financeiro de qualquer empresa, que irão garantir segurança nas tomadas de decisão e evitar surpresas desagradáveis.
Para garantir a rentabilidade de seus negócios, empresários precisam oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades dos consumidores, além de estarem respaldados em uma rotina financeira que forneça dados estratégicos para acompanhar o desenvolvimento da empresa. Desse modo, precisamos entender 4 pontos indispensáveis para o setor financeiro de qualquer empresa, que irão garantir segurança nas tomadas de decisão e evitar surpresas desagradáveis.
Plano de contas: o esqueleto do financeiro
O primeiro passo para uma rotina financeira eficiente é estruturar seu plano de contas. Ele serve justamente para carimbar o fluxo financeiro, organizando o contas a pagar e receber, receitas e despesas, e outras informações, como o controle qualitativo (o que é faturamento e o que é despesa). Por isso, é preciso organizá-lo antes mesmo de o dinheiro começar a girar em sua empresa.
Resumidamente, para um bom plano de contas, precisamos pensar que todo montante que passa no seu negócio tem um propósito atribuído a ele. Dessa forma, para estruturar um plano de contas precisamos dividir os valores em 5 grupos: as receitas, os custos, as despesas, os passivos e os ativos do negócio.
Com um plano de contas bem definido, podemos otimizar relatórios financeiros, ter uma análise precisa da situação econômica patrimonial, elaborar detalhadamente o orçamento mensal da empresa, padronizar os registros, permitindo a interpretação clara dos documentos e fornecimento exato dos dados para uma administração eficiente.
É preciso ter controle de dados!
Um dos maiores dilemas das empresas, que crescem sem estruturar um controle financeiro corretamente, é conseguir realizar uma análise eficiente do seu negócio. Portanto, o primeiro passo para isso é ter controle de seus dados!
Não existe estratégia financeira bem feita sem uma boa conciliação bancária, um fechamento de caixa disciplinado e um registro de vendas consistente. É importante atribuir, em todas as etapas, um plano de contas à cada item registrado, para que se possa ter conhecimento de onde o dinheiro vem e para onde ele vai.
Para um registro de vendas mais eficiente, contamos com uma imensidão de softwares voltados para isso, os chamados PDVs. Você deve optar por implementar aquele que seja mais adequado para o seu negócio. E, como notamos que muitos empresários apresentam dificuldade de dar o primeiro passo para um bom controle de caixa, disponibilizamos gratuitamente uma planilha de fluxo de caixa que utilizamos internamente no Grupo Larch, estruturada justamente para que não haja perda de informações e seja de fácil visualização de dados.
E o que fazer com isso tudo?
Não adianta ter controle dessas informações sem saber qual deve ser o seu próximo passo para uma rotina financeira eficiente.
É muito simples: você precisa montar sua DRE (demonstração de resultado do exercício) e seu fluxo de caixa.
A DRE vai fornecer informações relativas às vendas e aos gastos, de acordo com o mês correspondente. Enquanto isso, o fluxo de caixa ajuda a controlar a movimentação que é efetivamente realizada durante o mês, já que nem tudo que é faturado é recebido no mês, e nem tudo que é consumido é pago no próprio mês, como impostos e alguns serviços de telefonia e internet. Olha aí a importância da conciliação bancária e do fechamento de caixa
Tudo isso é estruturado pelo plano de contas e permite a compreensão detalhada do que acontece financeiramente na sua empresa.
Por último, mas não menos importante…
É hora de pensar estrategicamente no seu negócio!
Se você chegou até aqui, com certeza já está preparado para colher os benefícios de uma rotina financeira bem-feita.
É recomendado acompanhar a evolução dos números ao menos mês a mês. Os dados devem ser, primeiramente, interpretados e, posteriormente, usados como subsídio das tomadas de decisão, pois eles trazem à tona a realidade sobre a saúde financeira do seu negócio.
No entanto, os números não vão falar com você. Por isso, é preciso educar-se a respeito de temas comuns em análises financeiras e saber analisar esses números por perspectivas diferentes. Uma interpretação falha dos dados do seu negócio pode fazer com que as decisões tomadas não sejam tão assertivas, atrapalhando o desenvolvimento da empresa.