Agosto Dourado: Como extrair, armazenar e conservar o leite materno

Por Jeanne Carvalho

15/08/2022 às 07h30 - Atualizada 14/08/2022 às 20h47

A amamentação é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja feita exclusivamente nos primeiros seis meses de vida da criança

Contudo, é também uma tarefa desafiadora para as mães, sobretudo para as que precisam voltar ao trabalho antes do bebê completar seis meses de idade. Nesta hora podem surgir dúvidas de como fazer o armazenamento correto do leite materno.

PUBLICIDADE

O armazenamento consegue dar a chance à mãe de continuar amamentando o bebê após o fim da licença maternidade.

O leite materno contém todos os nutrientes, vitaminas e mineiras que os bebês precisam. Armazená-lo corretamente é importante, assim as mães ficam seguras e podem retomar o cumprimento de suas atividades no trabalho.

Veja como você deve armazenar o leite materno corretamente, como conservá-lo de maneira própria e de que maneira você pode oferecer ao bebê.

Como extrair o leite materno?

Para extrair leite materno corretamente você pode usar as famosas bombas de extração, principalmente as que são elétricas e duplas. Ajudam a fazer a coleta de forma mais rápida e em maior quantidade.

Há outros equipamentos que pode auxiliar as mães no momento de extrair o leite. É o exemplo do sutiã de apoio de extrair, que garante o conforto da lactante porque ela pode ficar com as mãos livres.

O ideal é que as extrações sejam feitas em horários em que, normalmente, o bebê estaria mamando, pois o organismo da mulher irá ajudar a coletar cada vez mais a quantidade de leite que a mãe produziria.

Além da bomba, é preciso que a lactante armazene o leite materno em recipientes próprios como sacos ou frascos de armazenamento. Os sacos de armazenamento são higiênicos e seu fechamento confiável. Eles são próprios, vêm preparados, esterilizados e são fechados hermeticamente.

Já os frascos de vidro devem ser esterilizados e conter uma tampa de plástico. Mas atenção: eles precisam ser higienizados de maneira correta e secados com a boca virada para baixo, em um papel toalha. A higiene é fundamental para que o leite não seja contaminado. Para evitar que o líquido transborde, encha até dois centímetros antes da borda.

Outros cuidados importantes são: Vestir roupas que facilitem a amamentação, ter bolsa térmica para transportar o leite e protetor de seios para evitar de vazar leite.

O conteúdo continua após o anúncio

Como conservar o leite materno

O leite materno armazenado deve ser colocado em um lugar seguro, limpo e fresco. Sempre anote a data de extração para ter controle da validade, que é de 14 dias no congelador e 12h na geladeira.

Em geladeira compartilhada, como no trabalho, é preciso identificar o leite de maneira clara.

Uma vez que o leite materno for descongelado, é importante frisar que ele não pode ser congelado novamente. Por isso, é muito importante que a mãe se programe e reforce a higiene.

Quer aprender mais sobre fisioterapia obstétrica de preparação para o parto e recuperação abdominal pós-parto acesse meu instagram @jeannegcarvalho.

Jeanne Carvalho

Jeanne Carvalho

Fisioterapeuta, acupunturista. Saúde da mulher e assistência humanizada ao nascimento. Cuidados do pré-natal ao pós-parto. Siga meu instagram.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também