Pacto online
Ministros do Palácio do Planalto estão fazendo reuniões online quatro vezes por dia, através do aplicativo zoom, com governadores e suas equipes a mando de Lula da Silva. O presidente quer refazer um grande pacto nacional com os Estados, sem perseguições ideológicas, conhecer as demandas e os maiores problemas de cada um. Há uma atenção especial no approach com os governadores Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, e Tarcísio Freitas, de São Paulo – dois aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Atrair ambos para esse pacto virou questão de honra para o Barba, por comandarem dois dos maiores colégios eleitorais do País. Lula tem falado aos ministros que pretende retomar o Programa de Aceleração do Crescimento, e há uma força tarefa (inclusive nessas reuniões online) para tratar de eventuais obras paralisadas do Governo federal.
Marca na pista
A Agência Nacional de Transportes Terrestres avocou para o órgão novamente a atribuição de fiscalização de transportes coletivos nas estradas que cortam o Distrito Federal. Desde o início de 2020 havia empurrado para o GDF a competência. Em resolução anteontem, a ANTT retomou a fiscalização de ônibus e vans, mas deixou para o GDF a arrecadação de multas aplicadas. Servidores criticaram em 2020 a decisão dos diretores de abrir precedente ao dar ao DF essa função e enfraquecer a agência.
Folia do Poder
O Camarote Salvador, o mais famoso da capital – de propriedade de Duquinho, herdeiro de Luís Eduardo Magalhães – continua o mais requisitado por políticos do eixo Brasília-Rio-São Paulo que querem aportar na orla baiana. Embora todos os ingressos e convites estejam esgotados há semanas, sempre cabe mais um no aperto vip. Hoje, o palco será de Alexandre Peixe e da dupla Jorge & Mateus.
Foice no Cerrado
O Cerrado continua o bioma mais desmatado no Brasil. O Ministério do Meio Ambiente foca a fiscalização na região centro-oeste e meio norte do País e prepara uma força-tarefa para dar um freio. Somente em janeiro o desmatamento apenas na Bahia (9,3 mil hectares) e Piauí (9,5 mil hectares) aumentou 88% em relação ao mesmo período de 2022. Pior, 85% do desmate foram em áreas privadas.
No vermelho
As Câmaras de Diretores Lojistas de capitais têm emitido alertas ao SENAC sobre a alta inadimplência dos brasileiros desde 2022. Já o estudo do IBEVAR e a FIA Business School aponta que a taxa de inadimplência no Brasil este mês deve ficar em 5,92%. A avaliação implica em aumento de 0,06% em relação ao valor de janeiro. O inadimplente é quem atrasa pagamentos em 90 dias ou mais.
Mão leve
Mais de 116 mil paulistas perderam celulares em furtos e roubos no ano passado – são os B.O.s mais registrados nas delegacias de polícia. O levantamento foi feito pelo Departamento de Economia do Crime da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado: foram 65.704 boletins de roubo (34,81% a mais que 2021); e 51.115 ocorrências de furto (aumento de 54,6%).