Coluna CR – 29-01-2017

Por Cesar Romero

29/01/2017 às 08h30 - Atualizada 27/01/2017 às 21h41

Gueminho, 40 anos de teatro

Gueminho Bernardes
Gueminho Bernardes

O ator, comediante e produtor Gueminho Bernardes completa 40 anos de palco. Ele lembra que “tudo começou por acidente, quando fui convidado a trabalhar na formação de adolescentes na Academia e passei a fazer parte do GTA (Grupo de Teatro Academia). Com a proposta de levar a arte aos bairros da periferia, ele criou o TQ (Teatro de Quintal) e, em 1982, inaugurou no Berttu’s o “Teatro de Bar”, com o espetáculo “As aventuras do TQ”.

PUBLICIDADE

 

Em 2001 o TQ participou da primeira edição da Campanha de Popularização do Teatro e daí foram anos lotando casas em várias cidades do país. Nasceram os shows “Mineiros on the Beach”, “Made in Piraúba”, “Mocreias na Lage” e a série profética “Tropa de Elite da Guarda Municipal de Juiz de Fora”.

Autor das peças “O Camarim” (texto premiado no 3º Prêmio Minas de Dramaturgia), “Mau Humor” e “O Fim do Mundo é Hoje”, que virou livro e deverá ser lançado em fevereiro, Gueminho continua escrevendo “para atender o consumo próprio e do TQ”. Ele também é autor de textos e roteiros de vídeo para Gustavo Mendes e escreve para os globais “Casseta e Planeta” e “Zorra Total”.

Matilde Toledo, a juiz-forana Nequitz Miguel, Thereza Toscano Lesiane Ogg, Yara Persi e a gestora do Espaço Cultural Correios, Ana Lúcia Magalhães
Matilde Toledo, a juiz-forana Nequitz Miguel, Thereza Toscano Lesiane Ogg, Yara Persi e a gestora do Espaço Cultural Correios, Ana Lúcia Magalhães

Artistas atentos

Matilde Toledo, a juiz-forana Nequitz Miguel, Thereza Toscano Lesiane Ogg, Yara Persi e a gestora do Espaço Cultural Correios, Ana Lúcia Magalhães (foto ao lado), na abertura da exposição “Arte Alerta” – organizada por 14 artistas do grupo Atelier Baluarte do Rio, com curadoria de Vagner Aniceto e organização de Lesiane Ogg.

Os belíssimos trabalhos podem ser visitados até o dia 3 de março e retratam, com uma visão poética, mas forte caráter informativo, os fatos que de uma forma ou de outra, não deveriam ser ignorados.

 

Homenagens em Tiradentes

O conteúdo continua após o anúncio

Foi com fino jantar no restaurante da Pousada Escola, assinado pelo ‘chef’ Ronie Peterson, que o Senac homenageou as atrizes Leandra Leal e Helena Ignez, na Mostra de Cinema de Tiradentes. Ele buscou referências na trajetória profissional das duas artistas para elaborar o ‘menu’, traduzindo em sabores as personagens premiadas nos filmes “A ostra e o vento” e “A mulher de todos”. Leandra interpretou Marcela (uma garota isolada numa ilha) e Helena viveu a ninfomaníaca Ângela no filme “Carne e osso”. O ‘chef’ Ronie (clicado com Helena Ignez) acha que “o cinema, como a gastronomia, marca as pessoas de formas variadas”. Quem também prestigiou a mostra foi o diretor regional do Senac, Gustavio Guimarães (no ‘flash’ com a mulher Denise Silva e Leandra Leal).

A atriz  Helena Ignez e o 'chef' Ronie Peterson
A atriz Helena Ignez e o ‘chef’ Ronie Peterson
O diretor regional do Senac, Gustavio Guimarães (no 'flash' com a mulher Denise Silva e Leandra Leal).
O diretor regional do Senac, Gustavio Guimarães (no ‘flash’ com a mulher Denise Silva e Leandra Leal).

 

Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também