Fala Quem Sabe: A dança que nos move
Fala Quem Sabe
A dança que nos move
No dia 29 de abril é comemorado, no mundo inteiro, o Dia Internacional da Dança! A escolha da data, instituída pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco em 1982, foi em homenagem ao aniversário de Jean-Georges Noverre, um grande mestre do ballet francês;
Neste dia, as comemorações acontecem nos quatro cantos do mundo, reverenciado essa arte tão bela e que fascina e encanta não só os bailarinos, professores e alunos de dança, como também ao grande público que a admira!
Escolas e instituições de dança promovem aulas abertas, palestras, bate-papos e apresentações, atualmente virtuais. Companhias de dança abrem suas portas para que o público possa acompanhar a rotina de seus bailarinos e disponibilizam seus espetáculos para que todos possam assistir. Um verdadeiro movimento em torno dessa linda arte.
Nos tempos que estamos vivendo hoje, de pandemia e isolamento social, a dança vem como um respiro para os nossos dias. Nos dá uma grande emoção ver como professores, diretores de escolas e Cia, bailarinos se reinventaram para continuar levando a dança para dentro da casa das pessoas. Independente de tantas adversidades, o amor por essa arte foi maior que a falta de espaço, um piso não tão adequado, o ‘delay’ das aulas ‘online’. Não paramos nem sequer um momento. Uma verdadeira rede de apoio foi erguida para que não deixássemos nossa arte morrer.
Tudo isso porque acreditamos que a dança vai muito além de uma atividade física…, mas, acima de tudo, desperta amor e nos faz mais felizes.
“Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nenhuma vez” – Nietzsche
(Raphaela Barbosa Milward é diretora da Corpus e leitora convidada)