Reflexos da pandemia no SUS e na Saúde Suplementar

Por Cesar Romero

07/02/2021 às 07h00 - Atualizada 06/02/2021 às 14h43

Fala Quem Sabe

Reflexos da pandemia no SUS e na Saúde Suplementar

Reflexões envolvendo o tema saúde, em todos os seus aspectos, passaram a fazer parte do cotidiano da população mundial. Não poderia ser diferente. Estamos enfrentando a maior crise sanitária da história, com desafios antes inimagináveis.

PUBLICIDADE

Mudamos hábitos, ressignificamos valores e nos convencemos de que investimentos em pesquisa e tecnologia são indispensáveis.
Embora no Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha se destacado e demonstrado sua capacidade de organização, com a criação de novos leitos (ainda que provisórios) e contratação de profissionais, dentre outras medidas, reconheceu-se a necessidade do aprimoramento da gestão de recursos, ganho de eficiência e redução de desperdícios (que lamentavelmente ainda ocorrem com frequência).

O setor de saúde suplementar, por sua vez, desempenhou o seu papel e absorveu os atendimentos da parcela de pacientes que possui condição de arcar com o custo de um plano de saúde e desonerar o SUS, permitindo o acesso aos menos favorecidos.

Segundo dados recentes divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o setor fechou o ano com 47,6 milhões de beneficiários em planos de assistência médica – um aumento de mais de 560 mil usuários em relação a dezembro de 2019 (1,18%) e de 178,9 mil (0,4%) em relação a novembro de 2020.

Tais dados retratam que mesmo diante da acentuada crise econômica, os brasileiros priorizaram a saúde suplementar, ou melhor, a contratação de um plano de saúde, item que em pesquisas realizadas antes da pandemia só ficava atrás de educação e casa própria.

O que se espera no cenário próximo e pós-pandêmico é que não haja qualquer tipo de retrocesso e que os avanços da tecnologia (como a telessaúde, por exemplo) sejam definitivamente incorporados. Com isso, o setor ganhará em eficiência com redução de custo, permitindo que mais pessoas possam usufruir de qualidade na saúde, seja no SUS, seja na saúde suplementar.

(Bárbara de Landa Gonçalves Levy de Souza é advogada especialista em saúde suplementar/planos de saúde e leitora convidada)

O conteúdo continua após o anúncio

 

Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também