Salas de outono: aconchego e conforto na medida certa

Por Luiz Henrique Duarte

23/04/2018 às 11h34 - Atualizada 23/04/2018 às 11h59

 

Casa Arrumada

PUBLICIDADE

Luiz Henrique Duarte

Designer de interiores

Salas de outono: aconchego e conforto na medida certa

 

As salas de estar que contextualizam a arquitetura e o design do momento recebem projetos de interiores com estilo atemporal e clássico, visando ao total aproveitamento dos espaços e à utilização de elementos versáteis do mobiliário para compor os ambientes. O décor sazonal de outono deverá promover uma sensação de aconchego e acolhimento, com acessórios e itens decorativos para fazer uma referência sutil à estação. Os espaços sociais destinados às visitas precisam receber uma composição de itens complementares que estejam em harmonia com os revestimentos e a paleta de cores já existentes, garantindo o conforto e o entretenimento dos usuários na medida certa.

 

Cores e texturas

Os ambientes de estar podem receber tonalidades que estão em evidência, através de pequenos detalhes, como em nuances que seguem o círculo cromático modernista. As pigmentações especiais podem estar presentes em peças de apoio, que já fazem parte do acervo decorativo, onde podemos simplesmente trocá-las de lugar, colocando-as em outros espaços. As cores para o outono deste ano continuam com vertentes fortes, destacando-se os amadeirados em tons de castanhos, marrons e terra. O verde-musgo e o cinza estão em alta e representam os ícones vintage da decoração. O azul-escuro, os acobreados e as várias extensões do bege remetem ao classicismo contemporâneo e estão entre as tendências, como alguns tons pálidos, que podem ser sobrepostos com cores fortes e quentes. O milennial pink recebe efeitos colorantes em laranja-damasco e pode fazer dueto com o marrom.

  As texturas ganham novos materiais de acabamento e podem ser verificadas de diferentes formas, como em painéis amadeirados, fibras dos tapetes ou tecidos das almofadas, mantas ou sofás. As texturas de outono, principalmente para as mesas de centro, trazem a referência das madeiras em formas orgânicas, bem natural, e algumas exibem as superfícies resinadas. Os tons avermelhados  surgem superescuros, observados em padronagens têxteis, objetos ornamentais, tintas especiais e papel de parede.

 

Saiba compor

– Adornos e acessórios em cores sóbrias enfatizam o outono. Não é regra, cores alegres são bem-vindas.

– Troque as capas das almofadas de verão por outras em tecidos neutros ou escuros

– Castiçais de diferentes materiais e tamanhos podem ser expostos

– O dourado e ouro fosco continuam nesta estação, como os metais com design desgastados

– Sofás escuros pedem mantas de apoio em cores contrastantes e tecidos diferenciados

– Os tons de verde tradicionais ou musgo poderão estar presentes em adornos e cachepôs com vegetação natural ou permanente

– Estampas neutras evocam o outono

– O couro sintético acinzentado ou de qualquer outro tom pode ser utilizado em pufes ou recamiers

 

Mantas e afins

As mantas sobrepostas dão personalidade aos ambientes e podem ser em tricô, em peles sintéticas de boa qualidade ou tecidos aveludados. O preto sempre poderá ser utilizado, seja em qualquer estação. Os adornos podem ser expostos de forma casual e despojada, como os livros de arte e cultura. Abajures e luminárias criam efeitos luminotécnicos, deixando os espaços convidativos para o outono.

 

 

Ficha técnica:

O conteúdo continua após o anúncio

 

Adornos e design: Conceito Sier

Produção: Elaine Almeida e Luiz Henrique Duarte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também