Afeto e aconchego em um só espaço

Peças novas, juntas com peças que falam ao coração na decoração

Por Luiz Henrique Duarte

23/01/2022 às 07h00 - Atualizada 21/01/2022 às 16h44

Em meio a regras e protocolos de saúde, entrar na casa das pessoas e ser bem acolhido em meio de uma pandemia é uma tarefa de muita responsabilidade. Foi assim a visita deste colunista para mostrar o que é uma casa minimalista, onde o menos é mais, com peças afetivas e peças novas bem contemporâneas que integram-se com harmonia e plenitude. A atmosfera moderna traz um toque de aconchego, com as salas de estar e jantar integradas, onde a bancada da cozinha superequipada exibe uma luminária pendente com várias plataformas de luz. Para um café gourmet ou lanche da tarde, a confortável banqueta com acabamento em couro branco atende aos moradores. Há peças restauradas que contam histórias das relações com os familiares, onde foi pensado um local para abrigá-las no hall de entrada “como um relógio do século XX, que foi do meu sogro, que trazem recordações do cotidiano familiar com o som das badaladas”, explica Rosângela Veiga Júlio Ferreira (professora doutora da UFJF – Unidade Colégio de Aplicação João XXIII/DCH ).

Outras peças contemplam o amplo espaço com motivos de fé e muitos significados para Rosângela, como um oratório “que foi da minha sogra, com a imagem de São Bento, que ganhamos do poeta juiz-forano e amigo do meu marido Iacyr Anderson de Freitas, pertenceu à mãe dele”. Tudo isso tem uma relação com o tio do marido de Rosângela, que era monge beneditino, estudou no Mosteiro de São Bento, no Rio. Outra obra de arte que chama a atenção é um quadro do escritor e artista plástico Eliardo França, ocupando uma parede em frente à mesa de jantar, além de um outro quadro, de outro artista da cidade, o saudoso Kamil, que era irreverente e foi pintado em 1992.

PUBLICIDADE

Entre tantos ambientes, Rosângela gosta de ficar na brinquedoteca, projetada para a neta Luisa, na sala, com a família reunida e varanda gourmet admirando a singela vista que mistura a paisagem urbana com a calmaria. A área gourmet é composta de uma enorme mesa com tampo em madeira, onde amigos e familiares se juntam ao redor para degustar iguarias feitas algumas vezes por sua filha, que é médica e exímia cozinheira, assistindo aos jogos do Flamengo, time do coração. “Memórias de um passado recente, que já contam muitas alegrias compartilhadas, como no final da Libertadores de 2019”, diz.

Um projeto de arquitetura e a presença de um designer de interiores trazem leveza e sofisticação para a composição de um ambiente. “Ter profissionais assim para dialogar aumenta as possibilidades de unir afeto e aconchego”, relata Rosângela. Para encerrar a conversa, perguntamos a ela, se fosse escolher uma música, qual letra traduz a sua casa, de imediato respondeu: “Oração ao tempo”, de Caetano Veloso, mas com interpretação de Maria Gadu!

“És um senhor tão bonito, quanto a cara do meu filho…
Tempo tempo tempo tempo, vou te fazer um pedido…
Tempo tempo tempo tempo…
Compositor de destinos, tambor de todos os ritmos…”
E assim, conhecemos um lar onde existem pessoas que vivem, inspiram e são felizes! Gratidão!

Ficha técnica:

Residência: Rosângela Veiga Júlio Ferreira e Rogério da Silva Ferreira
Fotografia: Casa Arrumada
Produção e styling: Georgia Vidal

Giro do design:

– A Hiato Ambiente de Arte abre inscrições para os cursos de aquarela, desenho e pintura comandados através do artista plástico Petrillo.

O conteúdo continua após o anúncio

– O projeto de arquitetura da Mr. Tugas Pizzaria no Shopping Jardim Norte merece destaque. Aconchego e a sensação de bem-estar com um toque de sofisticação, proporcionado através da madeira, iluminação e atmosfera do amplo espaço. A parede de tijolos aparente do mezanino é outro toque de bom gosto.

– A arquiteta Gabriela Inhan é autora do projeto da residência do casal Rosângela Veiga Júlio Ferreira e Rogério da Silva Ferreira.

– A Conceito Sier está com descontos e condições especiais na sua linha de móveis para quem deseja renovar a casa

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também