Lounges para receber os amigos: espaços funcionais e fáceis de montar

Por Luiz Henrique Duarte

04/06/2018 às 12h42 - Atualizada 04/06/2018 às 12h42

 

Casa Arrumada

PUBLICIDADE

Lounges para receber os amigos: espaços funcionais e fáceis de montar

 

 

Luiz Henrique Duarte

Designer de interiores

 

  Os espaços integrados constituem uma das grandes tendências do momento, onde  a sensação de amplitude deverá ser destacada dentro dos projetos de design, valorizando elementos contemporâneos do mobiliário e todos os itens ornamentais complementares. Os lounges modernos e sofisticados apresentam uma pegada arrojada e cosmopolitan ao mesmo tempo, agregando o aconchego e conforto, garantindo a multifuncionalidade e a versatilidade em seu uso, seja para o entretenimento festivo ou relaxamento. Os ambientes destinados aos lounges podem ser executados em todos os espaços disponíveis, dos comercias aos residenciais, reunindo atributos inovadores para propagar uma atmosfera acolhedora e despertar as melhores sensações de bem-estar. 

 

Espaços Lounges

 

  As salas de estar e visitas destinadas para compor os ambientes sociais de uma casa,  podem ser modificadas temporariamente e transformadas em espaços-lounges, observando as áreas de circulação e dimensões dos ambientes, como também a ergonomia dos móveis para sua composição. Os cenários luminotécnicos devem apresentar uma propagação intimista e convidativa para os momentos de boa conversa, através de luminárias de apoio e uma luminância central com feixes moderados de luz e sombras. Os diferentes ambientes do home estar revelam estilo e personalidade, como uma paleta de cores atemporal e neutra, deixando para os adornos e objetos de design expor outras tonalidades de maior destaque e relevância.

  A palavra lounge tem origem inglesa e o termo ainda pode ser considerado um gênero musical que causou impacto nas décadas de 1950 e 1960. Dentro do arqdesign significa ante-sala ou um espaço coadjuvante antes dos ambientes principais. Atualmente, funcionam para promover eventos sociais ou festas com grandes ou pequenos grupos de pessoas e podem ser montados para qualquer ocasião, como almoços, jantares e feijoadas descontraídas e elegantes, onde todos circulam e interagem entre si.

 

 

Lounges e feijoadas

  Os espaços lounges podem apresentar temas variados, facilitando as diretrizes projetusis para a sua composição e escolha dos elementos do mobiliário.  Com as temperaturas amenas, a gastronomia do outono-inverno abre a temporada para às tradicionais feijoadas, como a do colunista César Romero, que é  considerada uma das melhores do Brasil. Nesta edição, com o tema “Feijoada da Torcida”, os salões de uma casa de festas serão transformados em uma exuberante mata, exaltando a flora brasileira em um mix de paisagismo e requinte assinado por Dodô Souza. Além de ser prestigiado durante uma tarde inteira por expressivos nomes notícias de destaque de diversas regiões do país, o colunista consegue deixar os convidados à vontade, como se estivessem em casa. 

  “A feijoada é um prato genuinamente verde/amarelo, que harmoniza a informalidade do brasileiro com o tradicional feijão preto, atualmente com versões contemporâneas”, define o colunista. A grande festa, chega a sua 26ª edição, em que “o prato principal é para ser degustado em um ambiente alegre, festivo e descontraído, mas requintado para os muitos encontros e reencontros de amigos”, completa Cesar Romero, que será o mega anfitrião no dia 9 de junho no Capitólio.

 

 

 

Ideias e sugestões

 

– Os espaços lounges podem ser projetados temporariamente em casa, utilizando salas de estar, varandas gourmet e áreas de convivência familiar

– Os pufes contribuem com assentos extras e são elementos importantes para compor os lounges

– Adornos e objetos de arte podem ser eliminados dos ambientes quando montados em residências

– O som com acórdes baixos deverá apresentar playlist com músicas especiais

– As flores naturais e vegetações  diversas humanizam os lounges

– Frutas tropicais podem ser expostas como arranjos sobre a mesa posta em almoços e feijoadas

– Os sofás retráteis devem ceder lugar para os convencionais

– Cadeiras e poltronas confortáveis  integram perfeitamente a proposta

– Ambientes compactos exigem móveis e peças proporcionais

– Aparadores podem expor bebidas e aparelhos de serviço

O conteúdo continua após o anúncio

– Espelhos ajudam a ampliar os lounges e compor os espaços

 

 

Ficha técnica: 

 

Design e lounge : Dubambu

Produção:  Francisco Rodrigues ( designer de interiores ) e  Luiz Henrique Duarte

Fotos:  Casa Arrumada

Feijoada CR camiseta/convite – www.ingressomg.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também