Entenda como a tecnologia pode mudar a forma de comprar

Fazer compras nunca foi tão fácil e rápido, mas exige cuidados


Por Nicolas Paganini

18/05/2021 às 11h23- Atualizada 18/05/2021 às 16h10

Foto: Pixabay

Era impensável fazer compras pela internet até o começo dos anos 2000. No caso das compras em supermercados, então, os consumidores achavam ainda mais estranho. Porém, essa realidade mudou e, por conta da pandemia, o mercado precisou se adaptar rapidamente.

Para evitar a exposição ao vírus, os brasileiros tiveram que confiar na tecnologia para pedir pelo delivery. Na prática, a mudança não foi tão difícil, pois muitos utilizavam o celular para fazer outros pedidos, como uma pizza ou um motorista particular. Ainda assim, o futuro promete ser mais surpreendente – e os consumidores precisam estar atentos com a segurança.

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Uso do celular facilita compras

Em 2019, cerca de 81% da população brasileira tinha pelo menos um celular para acessar a internet, de acordo com os últimos dados do IBGE divulgados pelo G1. Aliás, o aparelho lidera o ranking de dispositivos usados para se conectar à rede – 98,6% das pessoas acessam a internet por meio dele.

Nesse cenário, os aplicativos podem ser uma opção para fazer as compras sem sair de casa. Diversas redes varejistas entenderam essa necessidade dos consumidores e, por isso, passaram a oferecer sistemas onde eles podem acessar os produtos e fazer os pedidos.

No caso das plataformas de mercado, elas funcionam da mesma forma que outra loja, como uma de roupas ou livros. O usuário faz uma lista de tudo o que deseja, coloca o endereço, escolhe a forma de pagamento e pronto. Uma profissional do estabelecimento irá pegar as mercadorias e realizar a entrega dentro do prazo combinado.

Atualmente, os consumidores também podem verificar os preços dos mercados sem sair de casa, mesmo que queiram ir até o estabelecimento. O Porta Folhetos é um dos sites que permite isso, onde tem ofertas do Tenda Atacado, que é considerada uma referência no varejo de autosserviço e que recentemente doou mais de 40 mil itens para Ongs e instituições parceiras e beneficiando mais de 50 organizações sociais, de acordo com matéria publicada no site Click Guarulhos. E no folheto online também há muitas ofertas disponíveis do Carrefour, Extra, Lojas Americanas e outros mercados tradicionais do país. Assim, é possível ver qual mercado está com os preços mais baixos e não perder tempo indo de um em um.

Foto: Pixabay

Como comprar com segurança

Apesar de a tendência ser que as pessoas utilizem cada vez mais a internet para fazer compras, é importante tomar alguns cuidados. Mesmo que a rede tenha mecanismos de segurança, nem todos os sites são seguros. Sem contar que há golpistas que se aproveitam da falta de conhecimento dos usuários para pegar dados pessoais, incluindo senhas de bancos.

O primeiro detalhe para prestar atenção é o aparelho usado. O ideal é que os consumidores não usem computadores públicos para fazer compras. Além disso, é necessário verificar se informações como e-mail e número do cartão não ficaram gravadas na plataforma.

Outro ponto de cuidado é o próprio estabelecimento. Atualmente, existem muitas lojas na internet, mas nem todas são de confiança. Então, antes de pensar em comprar em determinado lugar, é interessante buscar a reputação da marca. O site é de confiança? A loja entrega o que promete? Qual é a opinião dos clientes? Essas questões podem ser vistas com facilidade em sistemas como o Reclame Aqui.

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Os consumidores devem ficar atentos ainda com promoções e sorteios duvidosos. Pessoas mal intencionadas mandam, por exemplo, links maliciosos por WhatsApp no intuito de captar informações confidenciais. Este ano, um suposto kit do Boticário para o Dia das Mães foi usado como isca na rede social, mas que não tinha qualquer relação real com a marca.

A tecnologia abriu um universo de possibilidades para o comércio. Enquanto os estabelecimentos têm mais uma forma de vender, os consumidores ganham em praticidade. De qualquer forma, é necessário tomar cuidados, já que, na internet, o público não está diante do produto e, muitas vezes, não conhece o estabelecimento de onde deseja comprar.

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