Acreditação nível I: qualidade que vale ouro

PUBLIEDITORIAL

Às vésperas de completar 45 anos e inaugurar seu hospital, Unimed Juiz de Fora recebe selo ouro conferido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pela qualidade dos serviços e processos internos auditados pela Isopoint


Por Assessoria Unimed

10/12/2017 às 07h00- Atualizada 14/12/2017 às 17h29

Do início do processo até a subida no pódio para a conquista do ouroforam pouco mais de dois anos de intensa atividade que colocaram a Unimed Juiz de Fora no seleto grupo formado por menos de 3% das operadoras de saúde do país com nível máximo no programa de qualificação da Agência Nacional de SaúdeSuplementar (ANS).“A Acreditação da ANS é muito mais do que um título, é o resultado de um trabalho feito com excelência em todas as frentes. É a garantia de que entregamos uma assistência qualificada, adequada e eficaz, com administração, operação e estrutura que sustentam de maneira eficiente todo o processo até a assistência ao beneficiário”, comemora o presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Borges.

“É muito importante uma acreditação como esta que demonstra a qualidade da operadora e, consequentemente, dos serviços ofertados, dando a Juiz de Fora destaque e confirmando o perfil do município como polo para este tipo de atendimento”, afirma a secretária municipal de Saúde, Elizabeth Jucá, ao considerar também o impacto no desenvolvimento econômico que conquistas como essa propiciam. “Somos, de fato, um plano de saúde e não apenas para tratamento de doenças. E, para isso, vimos trabalhando intensamente desde 2005, quando iniciamos o Programa de Medicina Preventiva e de Promoção da Saúde, hoje, abrigados no Espaço Viver Bem”, observa Hugo Borges.

PUBLICIDADE

Isto porque dos 147 itens avaliados no programa de qualificação da ANS, 51 se referem a iniciativas de prevenção, ou seja, mais de um terço da nota alcançada pela cooperativaestá baseadona excelência desses serviços oferecidos gratuitamente aos clientes. “O processo de preparação para a Acreditação contou com grande envolvimento de equipes internas multidisciplinares, que ajustaram processos, definiram políticas e práticas e desenvolveram melhorias para atendimento aos requisitos observados”, observa Bruno Gomes, membro do Núcleo de Qualidade da Unimed Juiz de Fora, e responsável pela gestão da iniciativa.

Para a conquista do selo, a cooperativa aderiuà proposta da Unimed do Brasil que, por meio de licitação, selecionoua IAG Saúde, de Belo Horizonte, para auxiliar com apoio técnico as cooperativas interessadas na acreditação. “Estabelecemos um cronograma de 18 meses com 400 horas de consultoria presencial e outras 180 horas de treinamento à distância e elencamos dez passos. O último deles terminou em janeiro deste ano. Em julho, contratamos a auditoria do Isopoint, empresa habilitada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e homologada pela ANS para realizar este trabalho”, acrescenta Bruno Gomes.

Diferente de outros indicadores que servem para distinguir as operadoras de saúde, o programa de Acreditação pressupõe a verificação in locoda prestação de serviços oferecidos aos clientes, incluindo as estratégias de gestão e os processos internos, além de checar, de fato, a satisfação dos usuários. Outro aspecto característico deste processo é que para alcançar a nota mínima de 70%, por exemplo, todos os quesitos avaliados precisam estar no mesmo nível de qualidade. “Ou seja, não basta ser ótimo em um e bom no outro. Tem que manter a média de pontuação e, consequentemente, da qualidade em todos”, pondera o gestor. “Nossa busca é por um modelo mais humanizado e acolhedor que somente a atenção integral à saúde propicia”, finaliza Hugo Borges.

“Nos últimos anos, intensificamos nossas ações e projetos voltados para a qualidade assistencial. Hoje, tenho certeza, o que nos diferencia é a excelência da nossa assistência, alicerçada por processos, estrutura e administração bem feitos. A Acreditação da ANS vem coroar nossos esforços. Esta é uma das conquistas mais importantes da Unimed Juiz de Fora”.

Nathércia Abrão, Diretora de Provimento de Saúde

“Sem sombra de dúvidas esta é uma das conquistas mais relevantes da Unimed Juiz de Fora nos últimos anos. Sermos acreditados pela ANS vai além de uma posição de destaque no mercado, é a mais importante validação da nossa assistência. Apenas 2,8% das operadoras do país chegaram onde a Unimed Juiz de Fora chegou. Para mim, é motivo de orgulho participar desse time que sabe o que é necessário para alcançar a excelência.”

Glauco Araújo, Diretor de Relacionamento e Mercado

“Estou muitíssimo feliz com mais esta conquista da Unimed. Nos últimos anos, avançamos muito. Diretoria, colaboradores e consultores agiram em sintonia, individual e coletivamente, para que nossa cooperativa se tornasse ainda mais eficiente, com melhores processos e práticas operacionais. O resultado é nosso Ouro. Somos Ouro.”

Darlam Kneipp, Diretor Administrativo-Financeiro

Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde

 PARA QUE SERVE

  • Aumentar a qualidade da prestação dos serviços, por meio de critérios de avaliação que possibilitam a identificação e a solução de problemas por parte das operadoras de planos de saúde com mais consistência, segurança e rapidez.
  • Estimular a adoção das melhores práticas por parte das operadoras, desenvolvendo no mercado condições para o estabelecimento da competição qualitativa.
  • Oferecer informação capaz de dar ao consumidor maior percepção em relação à qualidade de uma operadora de plano de saúde.
  • Incentivar a mudança do modelo técnico-assistencial existente.

 

O QUE É AVALIADO

  • Programa de melhoria da qualidade – PMQ
  • Dinâmica da qualidade e desempenho da rede prestadora
  • Sistemáticas de gerenciamento das ações dos serviços de saúde
  • Satisfação dos beneficiários
  • Programas de gerenciamento de doenças e promoção da saúde
  • Estrutura e operação
  • Gestão

 

COMO FUNCIONA

Passo 1

Operadora procura Entidade Acreditadora

Passo 2

Entidade Acreditadora avalia a operadora

Passo 3

Após avaliada, se apta, a operadora receberá o Certificado de Acreditação

Passo 4

Entidade Acreditadora envia relatório da acreditação da operadora para a ANS

Passo 5

ANS divulga no seu portal o nome da operadora acreditada e o nível de acreditação

CLASSIFICAÇÃO

  • Certidão nível I, para nota final entre 90 e 100 pontos
  • Certidão nível II, para nota final entre 80 e 89 pontos
  • Certidão nível III, para nota final entre 70 e 79 pontos

 

Fonte: Programas de Qualificação do setor de Saúde Suplementar – ANS

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.