Top of Mind chega à sua 17ª edição

Pesquisa apresenta ao mercado as marcas que são mais lembradas pelo consumidor juiz-forano em 69 segmentos de comércio e serviços


Por Tribuna

22/09/2019 às 06h35

O Top Of Mind chega à sua 17ª edição em 2019 e apresenta ao mercado as marcas que são mais lembradas pelo consumidor juiz-forano em 69 segmentos de comércio e serviços. A iniciativa é uma parceria entre a Tribuna de Minas, a agência República e a empresa Akros Pesquisa. Durante o levantamento, foram ouvidos 1.200 consumidores potenciais na área urbana de Juiz de Fora. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 a 30 de maio.

As entrevistas foram feitas nos principais centros comerciais de toda a cidade, como São Mateus, Santa Luzia, Cidade Alta, Manoel Honório, Santa Terezinha, Santa Cruz e Benfica. “A pesquisa engloba todos os bairros com concentração nestas regiões por terem centros comerciais ativos.  Entrevistamos as pessoas no momento em que estão pensando no consumo e também em suas residências para compor o perfil”, explica o responsável pela pesquisa, Cristiano B. Santos, sociólogo, cientista político e analista de cenários da Akros Pesquisa.

PUBLICIDADE

As proporções de entrevistados, como número de homens e mulheres, nível de escolaridade, critérios de acesso a consumo de bens e serviços e moradores de cada região, foram definidas levando em conta os dados do Instituto Brasileiro de Geografias e Estatística (IBGE). Os entrevistados responderam ao questionamento: “Qual a marca que se lembra primeiro em cada um dos segmentos?” Cristiano ressalta que a escolha é livre, não havendo nenhum tipo de estímulo à resposta. Entre os segmentos, há setores tradicionais no município e outros inseridos a partir do levantamento anterior, como comida fit, loja de suplemento e cerveja artesanal.

Para o consultor da Akros, uma das grandes virtudes da Top Of Mind é “mostrar a movimentação do mercado em Juiz de Fora. Algumas marcas muito
tradicionais, que já anunciavam no passado, continuam muito presentes. Outras surgem. O grande mérito é estimular estes anunciantes a se  movimentarem. A lembrança é muito influenciada pelo comportamento no mercado e pelo comportamento publicitário do negócio. As marcas precisam se movimentar, e o consumidor está atento. O empresário pode ter um ótimo produto, mas precisa ter uma boa comunicação para ser lembrado. Se o produto é bom, mas o consumidor não lembra, é sinal de que precisa comunicar a marca.”

Clique aqui e confira as mais votadas em todas as categorias.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.