Sabonetes íntimos, devemos ou não usar?
Olá, leitoras.
É com muito prazer que estreio o meu primeiro artigo neste respeitado veículo da Rede Tribuna de Comunicação.
Para quem não me conhece, sou ginecologista/obstetra, especialista em Medicina Estética , atuando em vários hospitais da cidade, além da Clínica Médica Mendes Condé e da Clínica Hope – Medicina Feminina de Juiz de Fora.
Neste primeiro texto, abordo uma dúvida muito comum entre as pacientes: o sabonete íntimo é ou não indispensável à saúde feminina?
A resposta é não. O uso do sabonete íntimo não é indispensável, mas recomendável. O ideal é que se aplique a todas as mulheres. A maioria deles promete higienização, regular o pH e odor agradável. Então, antes de comprar um sabonete íntimo, deve-se entender qual a função dele e se realmente você necessita utilizá-lo.
Se você estiver com algum incômodo na área, odor muito forte ou reparou alguma diferença nas secreções, o indicado é sempre procurar um especialista para analisar o tratamento correto.
Cuidado!
Segundo a Associação Brasileira de Cosmetoginecologia (ABCGIN), “alguns sabonetes íntimos podem, ainda, ressecar a área e hipersensibilizando-a, prejudicando a função, esses são mais alcalinos. É sempre bom utilizar o indicado pelo seu ginecologista. O uso excessivo, mais de duas vezes ao dia, também acaba ocasionando problemas na região. Cuidado também na aplicação do produto, não se deve esfregar com muita força ou de forma exagerada, podendo causar a perda da camada de proteção e ressecamento. Importante dizer que os sabonetes íntimos não devem ser usados na parte interna da vagina, pois pode aumentar o risco de alergias. Na hora da aplicação, esponjas podem causar ferimentos, utilize somente os dedos de forma leve. Ao escolher o sabonete íntimo, opte pelos livre de fragrância e com pH mais ácido, os de glicerina são os mais indicados”.
Sensibilidade
Se você se incomoda com o cheiro da sua vulva comece a perceber a sua alimentação, pois o que você come pode mudar o cheiro dela. Carboidratos em excesso deixam maior secreção e cheiro ácido na vagina. O sabonete íntimo também pode alterar sua flora, desencadeando corrimentos e inflamações.
Caso você tenha uma vulva saudável, não se preocupe em utilizar sabonetes íntimos, água corrente na área com pouco de sabão basta, é importante observar sempre a necessidade e o acompanhamento de um médico especializado.
Gostou do conteúdo?
Envie, compartilhe e mande a sua dúvida