Métricas para analisar a eficiência do marketing de conteúdo

Conheça e entenda 7 métricas que vão te ajudar a analisar a eficiência da sua estratégia de marketing de conteúdo e aumente suas vendas.


Por Diogo Garcia

26/04/2018 às 17h09

O mercado vem passando por mudanças constantes e é cada vez mais importante mensurar os resultados dos investimentos em marketing digital. Sendo assim, sua eficiência pode ser comprovada e ao fazer as adaptações necessárias ele é capaz de se tornar cada vez mais eficaz. Saiba mais no nosso post: “5 razões para sua empresa investir em marketing de conteúdo”.

Cada ferramenta utilizada em uma campanha de marketing digital possui uma forma de análise e, ao mensurar as métricas com eficiência, os objetivos de determinada campanha podem ser alcançados.

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Mas é preciso estar atento às “métricas de vaidade” (curtidas no Facebook, visualizações no YouTube, dentre outras), pois elas não possuem real valor para o marketing de conteúdo, uma vez que seu retorno não é concreto. Elas só serão valiosas quando atreladas a algum tipo de monetização.

É necessário saber quais dessas mensurações irão ser capazes de ajudar no crescimento dos negócios da sua empresa, gerando receitas e resultados cada vez melhores. Por isso, separamos 7 tipos de métricas que você possa garantir uma análise assertiva da eficiência do seu marketing de conteúdo.

Métricas para garantir a eficiência do marketing de conteúdo

 

Taxa de cliques – CTR

Em inglês Clickthrough Rates, mas chamamos essa métrica de CTR para facilitar as coisas. É através dela que podemos calcular o quão interessante foi o seu anúncio para o seu público-alvo e se a sua comunicação foi realmente bem feita ou se precisa de alguma melhoria.

CTR - Taxa de Cliques

O cálculo do CTR nada mais é do que o número de cliques no seu anúncio sendo dividido pelas suas visualizações. Se a sua campanha teve 2.000 cliques e 10.000 aberturas, o cálculo será 2.000/10.000, resultando em 20% de CTR. Essa é uma boa taxa, uma vez que um bom CTR precisa estar sempre acima de 3%.

Mas a análise do CTR vai depender muito de como sua campanha está sendo trabalhada. Por exemplo: Se sua campanha cobra por impressões (CPM), se o resultado estiver baixo, quer dizer que você está perdendo dinheiro, uma vez que você está sendo cobrado, mas poucas pessoas estão clicando no anúncio. Mas caso você esteja sendo cobrado por clique (CPC), seu dinheiro não está sendo perdido, porém, poderá estar perdendo inúmeras oportunidades. Então avalie se o seu público atingido está correto ou se está perdendo tempo sendo apenas mais um pop up.

Lembre-se de que o CTR não pode ser analisado isoladamente, por mais que ele seja uma das métricas mais utilizadas no marketing digital, ele avalia a eficiência de peças isoladas, dizendo sobre sua atratividade perante o público escolhido, o que não pode ser considerado como uma taxa de conversão.

Taxa de conversão – CVR

Quantos dos seus visitantes foram realmente convertidos em leads? Essa é a dúvida que a maioria dos anunciantes possui, mas para esse cálculo existem inúmeras ferramentas capazes de avaliar o CVR.

CVR- Taxa de Conversão

A avaliação entre o número de visitas e o número de ações realizadas dentro do seu site é uma forma de analisar sua taxa de conversão. Você pode utilizar esses dados para tomar decisões mais fundamentadas ou alterar processos que não estejam sendo eficientes.

Para que seja possível definir valores, divida o número de conversões pelo número total de cliques, podendo ser analisado por período ou integralmente. Por exemplo: Você teve 1.000 cliques e 50 conversões partidas deles >> 50/1.000, resultando em 5%.

É a taxa de conversão que faz a empresa andar sempre para frente, pois caso seus leads não estejam sendo convertidos, existe uma

Taxa de rejeição – Bounce Rate

Essa taxa representa se existe a capacidade de reter o público-alvo que chegou a acessar a página. É necessário saber qual o interesse que a campanha está sendo gerada e é através desta métrica que podemos calcular quantas pessoas entraram rapidamente no site e não tiveram nem um tipo de interação.

Bounce Rate

Ela é capaz de ir além da análise do CTR, conseguindo calcular quantos são os visitantes totais convertidos realmente em leads. Seu resultado concreto nos mostra se o público está efetuando ações que irão levar resultado à campanha como um todo.

Isso mostra seu poder de persuasão e se suas estratégias aplicadas estão atingindo o objetivo estipulado desde o começo da campanha.

 Taxa de visualização por visitante – Pageview

Essa taxa nos mostra quantas páginas estão sendo vistas pelos leads, e é através desta métrica que você será capaz de analisar como está o engajamento do seu site. Seus visitantes estão apenas acessando uma página ou navegando por todo o seu conteúdo?

Por mais que ela seja considerada como mera vaidade, é preciso que seja analisada juntamente com outras métricas para que os resultados sejam correlacionados, levando a um grau muito mais elevado de acerto.

Para conseguir informações que sejam mais relevantes fique atento ao número que mostra quantas páginas foram visualizadas por cada visita, podendo fazer uma análise para converter mais visitantes ao longo desse “passeio” pelo seu site.

O conteúdo continua após o anúncio

 Tempo de permanência no site

Capaz de complementar as métricas de Pageview, essa é uma métrica que ajuda a analisar se os conteúdos do site são realmente relevantes para o público em questão. Caso os visitantes estejam permanecendo por pouco tempo, está na hora de rever a qualidade do que está sendo oferecido como conteúdo.

É preciso estar atento com relação ao tempo de permanência muito alto, ele pode não significar engajamento, mas algum tipo de dificuldade ao navegar pelo site.

Aprofundar nesse dado fará com que entenda quais são as páginas em que seus visitantes ficam a maior parte do tempo, identificando se elas possuem interação e se existe algum pico capaz de contradizer a análise.

Retorno sobre investimento – ROI

Essa é uma métrica que identifica todos os custos e valores do seu marketing de conteúdo, fazendo com que sua marca possa ser posicionada fortemente no mercado.

Através da fórmula ROI = Retorno do Investimento – Custo do Investimento / Custo do Investimento, o ROI pode ser calculado. O valor final quando multiplicado por 100 indica o percentual de aproveitamento de cada campanha.

Essa métrica ajuda a identificar quais peças da campanha estão realmente impulsionando as vendas e quais das áreas devem passar por melhorias.

ROI

Custo de aquisição de clientes ou CAC

Essa é a métrica é capaz de mostrar quanto foi investido para gerar novos leads, sua taxa de conversão e o tempo de todo esse processo. O cálculo pode ser feito através da divisão da soma dos investimentos para adquirir o novo cliente em determinado período.

Os custos de aquisição de novos clientes deve ser analisado com muita cautela, para que a redução dos gastos seja diminuída, melhorando significativamente o desempenho da empresa.

CAC

 

Todas as métricas trabalham juntas, e usar plataformas específicas pode facilitar e completar as análises. Através disso, pontos positivos da sua campanha poderão ser mantidos, bem como pontos negativos poderão ser ajustados, levando resultados cada vez melhores à sua organização.

Agora que sua empresa já tirou todas as dúvidas sobre o investimento em inbound marketing, vamos conversar sobre as melhores soluções para gerar retorno aos seus negócios, entre em contato com um de nossos consultores.

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