5 problemas que o marketing digital pode ajudar a resolver

O marketing digital chegou para ficar e pode te ajudar a resolver vários problemas de forma simples e relativamente rápida. Saiba mais!


Por Diogo Garcia

24/04/2018 às 17h20

O marketing digital chegou para ficar e pode te ajudar a resolver vários problemas de forma simples e relativamente rápida. Se sua empresa não investe nesse segmento, que vem ganhando cada vez mais espaço e transformando o desempenho de muitas organizações, saiba que você ainda tem muito a aprender.

A concorrência está acirrada e obtendo um amplo território, principalmente pelo fato de que o acesso à internet e a facilidade de vendas online abrem um leque de opções para os consumidores. Por isso, algumas estratégias precisam ser incorporadas em seu negócio. Confira agora 5 problemas da sua empresa que o marketing digital pode ajudar a resolver.

PUBLICIDADE
  1. Falta de acessos no seu site

Qualquer que seja o objetivo da sua marca, seja vendas online, aquisição de novos clientes ou, simplesmente, aumento de notoriedade, o retorno esperado nunca vai acontecer se ninguém visitar seu site. Por isso, gerar tráfego, ou seja, visitantes/acessos, deve ser uma das primeiras ações realizadas para o sucesso do seu negócio. Para isso, o marketing digital tem algumas estratégias que podem te ajudar.

O conteúdo é o principal ativo em uma estratégia de marketing. Ele é capaz de atrair pessoas qualificadas para seu site. Uma dica é criar um blog e produzir conteúdo relevante para formar sua audiência e gerar negócio. Mas fique atento! Entender seu cliente é fundamental para que todas as áreas da empresa estejam trabalhando para um objetivo em comum: satisfazer o cliente.

Se você não sabe para quem está escrevendo ou projetando algo, fica muito mais díficil de ser assertivo na hora de produzir conteúdo, fazer o design ou vender um produto. Cada pessoa tem uma personalidade e ela deve ser respeitada nos negócios. Sempre busque entender e resolver os problemas do seu cliente para criar conteúdos de qualidade.

 Para criar uma estratégia de conteúdo que gere engajamento com a sua audiência leia:

5 razões para sua empresa investir em marketing de conteúdo

Outra dica é investir em SEO, que nada mais é do que um conjunto de  técnicas que possuem o objetivo de melhorar o posicionamento das páginas do seu site nos resultados de busca do Google e de outros buscadores na internet. Unindo essas duas estratégias, os acessos do seu site irão aumentar a médio e longo prazo e trazer resultados em breve.

Saiba como implementar algumas estratégias de SEO em seu site.   

  1. Não conseguir aumentar suas vendas

Não conseguir vender pode ser um terror para muitas empresas, mas o marketing digital também pode ajudar. O Marketing de alta performance é baseado em dados e trabalha com métricas e indicadores para prever resultados positivos e possíveis fracassos.

Entenda “Como o marketing digital de alta performance é diferente”.

O foco principal está na integração com o departamento de vendas. O marketing de alta performance saberá em que parte da jornada de compra há problema, como e quando seu departamento de vendas deve agir e qual o modelo exato de abordagem para cada possível cliente. Tudo isso para aumentar as vendas.

Além disso, é de extrema importância possuir um funil de vendas estruturado, através dele é possível aumentar seus resultados financeiros,  principalmente online. Tudo isso, porque ele  é um modelo estratégico que ilustra o percurso que o cliente deve seguir desde atração de um lead até a compra um produto ou serviço ajudando a fidelizar clientes e possibilitando um relacionamento sólido, que resultará em ótimas taxas de conversão.

Saiba “Como estruturar seu funil de vendas e alavancar seu negócio”.

Funil Marketing Digital

3. Não possuir visibilidade nas redes sociais

Atualmente, é mais do que obrigação estar presente nas redes sociais, afinal, é o primeiro lugar que seu consumidor irá buscar para ter mais informações sobre sua marca.  A dica é postar conteúdos que estejam de acordo com os objetivos da sua empresa, controlar o número de postagens e distribuí-las ao longo da semana sem exageros e mensurar os resultados.

Não há nada de errado em querer estar nas redes sociais para vender seus produtos. Porém, é fundamental adequar a sua estratégia ao formato e linguagem que elas exigem para obter sucesso. É preciso apresentar seus produtos e serviços de forma atrativa, sem agressividade e mesclar esse conteúdo com outros que dialoguem com seus consumidores promovendo interação, fornecer informação e tirando dúvidas. E não se esqueça de ficar atento a qualidade das imagens que você produz. Possua um estilo de identidade visual e siga-o.

–  Algumas regras para se dar bem nas redes sociais:

  • saiba quais delas fazem sentido para a sua marca

  • crie conteúdo exclusivo para as redes sociais

  • seja regular e tenha um estilo de conversa consistente

  • não fale só dos seus produtos, mas também de assuntos que interessam o seu público

Saiba mais em “Como vender meus produtos nas redes sociais?”.

O conteúdo continua após o anúncio

4. Não ser próximo do seu cliente

O atendimento é, sem dúvida alguma, um dos pontos mais importantes para o sucesso de qualquer empreendimento. Um bom atendimento é essencial já que pode encantar os clientes a ponto de compartilharem a experiência positiva com outros. Aos poucos, isso forma uma reputação para a marca, que resulta em um poderoso efeito “boca a boca” e gera grande resultados .

Falar sobre a importância da confiança nos relacionamentos pode até parecer clichê mas, acredite, isso também é muito importante no âmbito do relacionamento com clientes. Se o seu cliente tem um problema e você conseguir identificar a raiz dele, conseguirá propor soluções que realmente o ajudarão.

Uma boa dica é estar sempre em contato com seu cliente, seja através de redes sociais, chats,ou email marketing. Se faça presente e útil, crie um a periodicidade que não promova a sensação de abandono, nem entupa seu cliente de atenção excessiva. Mas cuidado! Ninguém quer ser atendido por máquinas ou funcionários anônimos que não poderão ser contatados em caso de necessidade. Seja íntimo e fale de pessoa para pessoa.

Quer saber mais sobre email marketing? Confira “Email Marketing: qual o tipo ideal para a minha estratégia?

5. Não conseguir mensurar seus resultados

Ao mensurar seus resultados, fica muito mais fácil ter a noção se o certo é seguir no mesmo caminho da sua estratégia ou mudar a rota, com a finalidade de melhorar a sua performance.

Nenhuma estratégia estabelecida por uma empresa começa a ser executada no escuro. Antes de qualquer ação, é preciso um planejamento e uma visão muito clara de onde se deseja chegar.  Além disso, é necessário analisar o andamento da sua estratégia para cada dado recolhido ao longo da sua análise, isso é essencial para saber se você está no caminho certo ou se precisa aprimorar algum ponto na sua estratégia de marketing digital. Portanto, não basta checar os números, é preciso saber interpretá-los e usá-los a seu favor!

Saiba se sua estratégia de Marketing Digital está dando certo.

Uma outra dica é calcular o  ROI (retorno sobre investimento) da sua empresa, pois esse é o caminho para se destacar no mercado e obter confiança para novas aplicações, bem como não perder dinheiro.

É preciso que a monitoração do ROI seja feita com certa frequência, de acordo com as necessidades da empresa. Ao utilizar de meios de acesso pagos é possível saber de onde vieram os leads, calculando assim, o retorno advindo de cada um desses canais.

Saiba mais em “O que é ROI e qual a sua importância para um bom desempenho”.

Precisa aumentar suas vendas? Quer ver resultados precisos nas suas ações? Seja parceiro de uma agência de marketing digital de alta performance.

Entre em contato e converse com a gente. Juntos, acharemos a estratégia ideal para te ajudar a resolver um problema, ou alavancar seu negócio ainda mais.

Até breve!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.