Como vender mais com marketing digital de alta performance

Saiba como o marketing digital de alta performance trabalha juntamente com seu setor comercial para aumentar suas vendas de forma consistente, previsível e escalável.


Por Diogo Garcia

21/11/2017 às 12h41

Nos últimos meses, você tem sido bombardeado por todos os lados com despesas que só crescem, correto? Seu negócio passa por desafios que você nunca enfrentou antes e, para piorar, você não está vendo resultado com suas ações de marketing.

Hoje, queremos te ajudar a entender como uma abordagem de marketing digital de alta performance trabalha juntamente com seu setor comercial para aumentar suas vendas de forma consistente, previsível e escalável. Sem promessas mirabolantes e sem história de pescador.

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Seria bom ver suas vendas aumentarem? Então confira nossas dicas e faça no fim o checklist que preparamos para guiar suas ações. Boa leitura!

  • Aumentar as vendas? Afinal, qual o jeito mais fácil?

Primeiro de tudo, vamos alinhar nossas metas. Seu objetivo macro será vender mais com marketing digital, certo? Pense rapidamente quais são os três principais objetivos micro que te auxiliam a chegar nesse resultado.

Em resumo, objetivos macro definem toda a estratégia, não só de comunicação, mas da sua empresa. Nesse contexto, objetivos micro são ações necessárias para que você realize cada um desses objetivos.

Existem várias ações e possibilidades que ajudam a aumentar vendas e, para ter uma sintonia mais fina de todo processo, você deve tê-los bem claros na cabeça.

Você quer aumentar o ticket médio de cada cliente? Será necessário desenvolver melhor o processo de nutrição de leads e, talvez, investir em técnicas de remarketing.

Deseja, ao invés disso, fazer com que mais contatos comerciais sejam fechados? Nesse caso, você precisa de aprimorar suas taxas de conversão no fundo do funil de vendas.

Ou será que você precisa atrair mais potenciais clientes no início de todo o processo? Aí é onde entram técnicas de otimização de palavras-chave e de marketing de conteúdo. Cada negócio terá seus objetivos macro e micro e cada resultado exigirá diferentes abordagens. Resolvidas essas dúvidas, você poderá passar para outro ponto.

  • Métricas e KPIs – o puro marketing digital de alta performance

O que em suma faz uma agência de alta performance vender mais é o cuidado com esses dois termos. Métricas e KPIs são diferentes e cada um deles será levado extremamente a sério. Métricas são dados em sua forma bruta, disponibilizado pelas plataformas de análise.

Números de visualizações, curtidas e visitas são exemplos de métricas. KPIs são indicadores-chave de performance. É com eles que transformamos métricas em informações, que depois se tornam inteligência e posteriormente ação. Se você deseja saber mais detalhes, temos um post sobre o que são kpis.

Quando o objetivo é vender mais, o marketing digital de alta performance trabalha com KPIs importantes para reduzir os custos de aquisição de clientes, e principalmente, o retorno sobre o investimento.

Se sua estratégia for pouco otimizada, seu retorno sobre o investimento poderá ser baixo. Isso significa que um investimento de R$ 1.000 em campanhas poderia ser muito melhor administrado por uma abordagem de performance. Quando analisamos os indicadores das campanhas, conseguimos fazer com que cada centavo caminhe melhor para aumentar suas vendas.

  • Marketing não pode ser só intuição

O pensamento de que marketing é feito por intuição faz com que o seu negócio se limite a uma boa ideia de alguém criativo. Ignorando as métricas e indicadores, você jamais saberá qual o potencial dessa ideia, não conseguirá prever os seus resultados e os possíveis fracassos.

Ao analisar dados, o marketing digital de alta performance procura padrões de comportamento. Procura adequar o processo de venda ao processo de compra do seu potencial consumidor.

Imagine só, você está investindo em redes sociais e não é lá que o seu potencial cliente considera informações ou faz pesquisas sobre as necessidades dele. Imagine também que seus clientes acessem apenas seu blog pelo celular e ele não está otimizado para navegação mobile. Qual será seu retorno sobre esse investimento?

Ao tomar o controle de todo o processo de marketing e vendas, o marketing de alta performance evita que você jogue dinheiro fora. Todo esse controle é apenas uma das vantagens dessa abordagem. Conheça mais quatro nesse post.

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  • Integração total entre inbound, outbound e vendas

Como alta performance é uma abordagem, não uma ferramenta, ela não exclui nenhum dos processos de marketing. Você utiliza mais mídia paga? Podemos aumentar suas vendas aprimorando cada uma das métricas das suas campanhas.

Seu negócio é inbound marketing? As métricas continuam podendo ser melhoradas com análise constante. Apenas mudam de cliques em anúncios, impressões e custo por clique para técnicas de SEO e marketing de conteúdo.

Mas a joia da coroa está na integração com o departamento de vendas. Sendo sua empresa um negócio online ou offline, devem ser monitorados todos os elementos no processo de geração de oportunidades comerciais.

A agência de alta performance saberá em que parte da jornada de compra há problema, como e quando seu departamento de vendas deve agir e qual o modelo exato de abordagem para cada possível cliente. Afinal de contas, teremos dados sobre o comportamento de cada lead. Tudo isso para aumentar as vendas.

Afinal de contas, alta performance no meu negócio é possível?

Que tal fazermos um pequeno checklist para acabar com as suas dúvidas sobre o que o marketing digital de alta performance pode fazer na sua empresa?

  • Já faço investimentos em marketing digital?
  • Estou satisfeito com meus resultados atuais?
  • Quero entender melhor meu consumidor e aumentar minhas vendas?

Respondendo essas três perguntas, você saberá se o marketing digital de alta performance é ou não para sua empresa. Preparamos um outro post que vai te ajudar a ver cada uma das vantagens de contratar uma agência de marketing digital de alta performance.

Ficou com alguma dúvida? Envie um email para duvidas@grupoemidia.com que conversamos melhor.

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Até o próximo post!

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