Saiba o que é automação e como usá-la no Inbound Marketing

Mesmo não sendo uma prática nova, ela só começou a ganhar espaço agora no Brasil. Entenda como funciona a automação!


Por Diogo Garcia

15/02/2018 às 10h02

Com o boom do inbound marketing, uma outra palavra/expressão vem ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é estratégia e mensuração de resultados, a automação.

Mesmo não sendo uma prática exclusiva da atualidade, a automação começou a ganhar espaço no Brasil e anda de mãos dadas com o inbound marketing, proporcionando benefícios inimagináveis para que as campanhas sejam de muito sucesso.

PUBLICIDADE

Como o próprio nome já diz a automação de marketing tem a capacidade de automatizar todos os processos da sua empresa, mas não apenas isso, ela cria um vínculo com o seu lead, guiando-o por todas as etapas dentro do funil de vendas até transformá-lo em cliente.

Saiba mais em: Saiba como funciona o funil de marketing e vendas.

A automação aplicada ao Inbound Marketing

A partir do momento em que seu lead é atraído para sua estratégia, seja por um conteúdo rico, postagem nas mídias sociais, blog ou qualquer outra ferramenta, a automação já começa a acontecer.

Entregar conteúdos personalizados, de acordo com a sua persona e com o segmento em que está inserido, é primordial para que os resultados sejam alavancados. É através deles que seus leads se sentirão cada vez mais próximos da marca, criando um relacionamento cada vez mais profundo e duradouro.

Saiba mais em: Conheça técnicas de inbound marketing para captar clientes.

Dentre os recursos que a automação proporciona estão: fluxos para envio de e-mails, programação de postagens em redes sociais, integração entre sistemas de CRM, newsletter, landing pages, testes A/B, além da mensuração dos resultados de cada um dos itens separadamente.

Essa geração de relatórios ajuda a manter estratégias que estejam gerando resultados positivos e a fazer as modificações necessárias caso algum dos passos tenha sido falho. Tudo isso pode ser observado ao longo da campanha, o que facilita na hora de atingir os objetivos previamente determinados.
Confira também o conteúdo: 4 técnicas matadoras para o planejamento de inbound marketing

Além disso, é possível que a interação dos usuários seja analisada, observando onde foram feitos mais cliques, qual foi o número de e-mails abertos, quantos foram parar na caixa de spam, quantos foram descartados sem nem mesmo terem sido abertos e qual foi o número de cancelamentos de assinatura.

Que tal melhorar seus fluxos de automação com 5 dicas preciosas agora?

Tudo isso faz com que existam certezas com relação às decisões tomadas e suas estratégias, transformando sua forma de analisar campanhas e planejamentos de conteúdo. Essas análises aumentam as chances de investimentos serem assertivos e o lucro garantido.

O conteúdo continua após o anúncio

Não perca mais informações em:  Aprenda a aumentar suas vendas com marketing digital de alta performance.

Lembre-se! Apenas contratar ferramentas de automação não é suficiente para chegar ao sucesso. Profissionais qualificados e especializados no uso de tais ferramentas se fazem necessários para que os resultados sejam alcançados.

Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores!

Até a próxima!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.