Identifique a origem dos seus acessos com o Google Analytics

Com o Google Analytics você conseguirá ver exatamente de onde está vindo seu fluxo e se o seu planejamento de marketing digital está atingindo de maneira correta e proveitosa. Continue lendo e saiba mais!


Por Diogo Garcia

04/01/2018 às 18h05

Você também se pergunta de onde vieram os seus leads? Tal pergunta pode ser respondida por relatórios básicos do Google Analytics. Através dessa ferramenta poderosa, você conseguirá ver exatamente de onde está vindo seu fluxo e se o seu planejamento de marketing digital está atingindo de maneira correta e proveitosa.

Se você deseja saber como obter informações preciosas sobre seus leads, e também analisar o perfil do seu público, continue lendo esse post!

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Mas, você sabe o que é  Google Analytics? Não? Então você pode estar perdendo oportunidades de negócios por não entender a audiência do seu site.

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. Seu objetivo principal é saber de que forma os usuários do seu site se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.

Além disso, seus relatórios permitem o cruzamento com outras informações relevantes, fazendo com que as análises sejam cada vez mais completas, transformando suas decisões em processos cada vez mais assertivos.

Suas estratégias precisam sempre de mensuração, pois, é através dos dados obtidos, que todo o seu fluxo de informação e de conteúdo, a ser disseminado para os seus leads, passa por uma inspeção antes de continuar.

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Se a primeira coisa que passa pela sua cabeça é a dificuldade que isso pode ocasionar uma vez que possui diversas URLs, saiba que é mais simples do que imagina. O Google Analytics quer ver o sucesso do seu negócio! Por isso, permite que seu blog, site do grupo de empresas, e os sites de cada um dos seus negócios, estejam em uma só conta. Prático, né? E não para por aí. Os relatórios podem ser retirados separadamente e sua conta poderá ser compartilhada com seu sócio ou assistente de marketing, por exemplo.

Porém, ao criar uma conta, saiba que a ferramenta ficará atrelada ao email escolhido, mesmo que futuramente você troque de empresa, ou seja, precisará de um novo email para uma nova conta. Fique atento!

Mas de onde vem meu tráfego?

Cada lead é proveniente de um local específico, e saber de onde vieram é primordial para que seus conteúdos sejam trabalhados de forma que atinjam especificamente cada grupo de visitantes.

Um desses locais são os sites de busca, o que denominamos de busca orgânica, onde uma boa performance pode ser alcançada a longo prazo. Dessa forma, pessoas farão pesquisas de palavras-chave específicas para as quais desejam encontrar conteúdo relevante.

Outra forma de encontrar os leads gerados é através de um relatório que mostra os resultados das mídias sociais, tais como Facebook, Instagram ou qualquer outra rede em que seu site estiver inserido. Saiba quais estão gerando maiores resultados para que seus esforços possam ser voltados para lá.

O email pode até parecer uma coisa meio vintage, mas não se engane. Ele ainda é fundamental para a divulgação dos seus conteúdos através de newsletters e emails marketing.

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É através dele que você consegue disparar informações para todo o banco de usuários que já acompanham a sua marca, ou para aqueles que acabaram de demonstrar interesse pelas suas informações.

Se você investiu em algum tipo de anúncio, também é possível saber se os seus leads são provenientes desse “gasto”. Sendo assim, seus anúncios não ficarão vagando pelas páginas sem nenhum tipo de retorno do seu sucesso ou não.

Além disso existem as referências, onde outros sites servem como alavancas para suas visitas. Como quando existem citações sobre sua marca em determinado site ou os famosos links externos.

E, por último, mas não menos importante, existem as pessoas que chegam ao seu site apenas por digitar a URL diretamente no navegador.

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Analise seus dados com o Google Analytics

De acordo com a origem do tráfego, o Google Analytics segmenta todas as visitas realizadas, separando todos os leads de acordo com os acessos, possibilitando um melhor entendimento da qualidade de tais visitas e qual o retorno delas para a página.

Com essa segmentação, é possível saber se o seu rankeamento está performando bem a ponto dos seus melhores leads serem provenientes de busca orgânica no Google, se sua campanha de email marketingteve uma boa aceitação da sua base ou se o seu investimento em links patrocinados fez a diferença. Isso faz com que você esteja atento nos pontos fortes e fracos das campanhas que está veiculando.

Fazer análises através do Google Analytics pode parecer um bicho de sete cabeças, o que não é real. A ferramenta é auto explicativa e de fácil entendimento, mas o ideal é sempre fazer um tipo de “treinamento” para identificar quais das suas métricas devem ser analisadas minuciosamente ao longo das suas campanhas.

Existem diversas opções a serem exploradas, podendo escolher, inclusive, datas específicas para que os dados sejam coletados, facilitando o diagnóstico principalmente em épocas de promoções ou datas comemorativas, quando campanhas específicas são lançadas.

Conheça seus leads

Você sabe quem está diariamente atento aos conteúdos que você disponibiliza? Quem acessa seu blog ou suas redes sociais? Isso vai muito além de curtidas ou compartilhamentos, as famosas métricas de vaidade.

Saiba mais em Minha estratégia de Marketing Digital está dando certo?

Com o Google Analytics é possível saber quem são os usuários frequentes, aqueles que acompanham suas campanhas, bem como quem são os novos acessos e quais os assuntos tratados que mais os interessa.

O tempo gasto dentro do seu site também possui grande valor, uma vez que é preciso trabalhar o layout, para se tornar facilmente navegável por exemplo. Quantas páginas ele visitou (apenas uma ou várias), além da taxa de rejeição.

Porém, o Google Analytics conta como rejeição aqueles que não interagiram com outras páginas, independente do tempo que permaneceram nela. Fique atento a esse fator ao analisar os demais pontos.

#Dica: Uma boa forma de incentivar o leitor a continuar navegando são os links internos, use e abuse deles para agregar ainda mais informações sobre as informações que deseja passar, eles levarão interatividade ao seu site.

Já deu para perceber que entender o Google Analytics é fundamental para que você analise o retorno do seu site, não é mesmo? Saiba mais através do nosso post “Como analisar o retorno do meu site”.

E não se esqueça de ter sempre suas metas muito bem estipuladas, uma vez que sem um objetivo final ninguém chega a lugar algum. Aproveite que o Google Analytics possibilita que configure suas metas, para que você tenha a certeza de que suas estratégias estão indo no caminho certo. Na dúvida, conte com a gente para te ajudar.

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Até a próxima!

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