Como estruturar seu funil de vendas e alavancar seu negócio
Estruturar seu processo de vendas por meio de um funil de marketing bem feito, é a melhor forma de aumentar seus resultados financeiros. Leia o post a seguir e saiba como estruturar seu funil de vendas e alavancar suas vendas.
Não aproveitar o seu funil de vendas é desperdiçar o potencial da sua empresa de aumentar suas vendas e captar clientes novos. Para que suas vendas aumentem, investir, analisar e extrair o máximo do marketing digital é extremamente necessário nos dias atuais. Por isso, estruturar seu processo de vendas através de um funil bem feito é a melhor forma de aumentar seus resultados financeiros, principalmente online. Saiba como direcionar seus investimentos de marketing de acordo com o funil de vendas.
O que é funil de vendas?
O funil de vendas é um modelo estratégico que ilustra o percurso que o cliente deve seguir até comprar um produto ou serviço. Assim como em um funil tradicional, ele começa largo e vai diminuindo até chegar aos reais consumidores.
Leia também “Saiba como funciona o funil de marketing e vendas”.
Como construir um funil de vendas estruturado
1. Prospecção do cliente
Aqui é onde você deve atrair as pessoas para o seu negócio, ou seja, os chamados Prospects. São para essas pessoas que você irá vender. É nessa fase que se escolhe o público alvo através de ferramentas para geração de leads.
Conheça técnicas de Inbound Marketing para captar clientes”.
2. Apresentação do produto
Mantenha contato com seu prospect. Aqui usamos as estratégias digitais para apresentar o serviço ou produto. Uma ferramenta muito usada nesta etapa é o Email Marketing.
Saiba mais em “Email Marketing: qual o tipo ideal para a minha estratégia?”
Mas você não deve se restringir apenas a ela. Busque descobrir quais canais o seu público mais usa. Utilize WhatsApp, sequências de mensagens pelo Facebook, vídeos no YouTube ou posts em redes sociais.
Leia também “Como vender seus produtos nas redes sociais”.
3. Manutenção das Leads
Tenha o cuidado especial de analisar e refletir sobre o comportamento do seu lead enquanto caminha pelo seu funil. Há ferramentas que possibilitam ver quem continua abrindo seus emails, clicando nos seus links, buscando seu conteúdo, ou seja, interagindo com você e engajando com seu conteúdo. Essa é a hora de usar essas essas informações para refinar a qualidade da informação que você produz e estreitar seus laços com seus clientes.
Saiba mais em “Funil de Vendas: produza o conteúdo certo para cada etapa”.
4. Quebra de objeções
Nesta fase é onde tiramos todas as dúvidas dos clientes para que eles possam tomar a decisão de compra. Perceba o quanto é importante prestar atenção nas dúvidas e dores dos seus leads. Responda mensagens e comentários demonstrando que domina o tema e transmita segurança deixando claro que há um produto, ou serviço, à venda. Utilize esse momento para trazer novas leads, entregando mais conteúdos que podem ser a dúvida de outras pessoas.
5. Conversão de vendas
Aqui é onde a venda acontece. A ideia é converter os leads que avançaram no funil de vendas em compradores.
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6. Finalmente clientes
Agora você pode vender seus produtos com maior segurança, porque certamente já conquistou engajamento e credibilidade suficiente com sua audiência.
Esse modelo de funil tem se mostrado muito eficiente no marketing digital, pois gera uma aproximação grande entre você, sua empresa e o cliente, possibilitando um relacionamento sólido com o lead o que resulta em ótimas taxas de conversão.
E se der errado?
A resposta é simples: faça de novo! Ao longo do funil, você segmentou os leads, separando aqueles que não compraram. Re-alimente essa lista enviando vídeos ou textos de conteúdo para informá-los sobre seu mercado, seus produtos, e mostre a solução que você tem para o problema que ela enfrenta. Lembre-se: Nunca venda um produto puramente por suas características. Venda a solução que ele traz para o seu cliente!
O funil de vendas é uma ótima metodologia, que permite alinhar e otimizar o processo de vendas. Os ganhos com essa metodologia são enormes e podem fazer a diferença para a criação de uma marca consolidada, alavancando os resultados da sua empresa.
Ficou interessado?
Até a próxima!