Por que investir em geração de leads?

Saiba porque investir investir nos leads e como isso pode otimizar o seu negócio no mercado e seus objetivos de vendas.


Por Diogo Garcia

01/05/2018 às 10h07- Atualizada 10/05/2018 às 15h51

O mercado está repleto de concorrentes que lutam para conseguir a fidelização de seus clientes. Esses, por sua vez, têm à sua disposição uma  infinidade de conteúdo e serviços na internet que nem sempre chegam a consumí-los de imediato mas demonstram certo interesse em algo que a sua empresa possa oferecer, e por isso acabam deixando seus dados como nome, e-mail, telefone, entre outros. Esse são os leads, e é sabendo investir neles que vamos te mostrar como otimizar o seu negócio no mercado e seus objetivos de vendas.

Além desta matéria, você pode encontrar mais informações relacionadas a esse tema nos links abaixo que já publicamos aqui também:

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Por que a sua empresa precisa investir na geração de leads?

A geração de leads é extremamente importante para qualquer empresa, pois é um processo que não deve acabar, é um ciclo. Embora não seja uma das tarefas mais fáceis, esse trabalho pode ser um divisor de águas em seu negócio.

 

“Gerando leads, sua empresa pode multiplicar o número de vendas, o que é essencial para engajar sempre mais a sua base de contatos com o seu negócio”  

 

Vale ressaltar que os leads que são gerados não são os objetivos de vendas de sua empresa todo o mês, e sim pessoas que estão em busca de respostas para solucionar seus problemas por meio de conteúdo, coisa que seu negócio deve oferecer. Isso é a essência do Inbound Marketing.

Leia mais sobre esse tema também aqui: Conheça técnicas de Inbound Marketing para captar clientes

 

Quero melhorar os resultados da minha empresa
 

 

Veja as principais vantagens em investir na geração de leads:

Geração de tráfego qualificado: Quando se desenvolve uma campanha de marketing direcionada para a captação de leads, geralmente, um público muito selecionado deve ser atraído e consequentemente aumentar a geração de visitas no site. Agora, é preciso estar preparado para fazê-lo interagir de alguma forma.

Formação de uma lista de clientes selecionados: Com o desenvolvimento de uma landing page, o esforço será direcionado para a captura de tráfego. Nesse ponto, vale a criatividade para surpreender o usuário e convencê-lo a se inscrever, baixar seu material. Essa é uma grande oportunidade para reter esse público valioso que virá a ser o seu lead.

Criar relacionamento: você já desenhou o funil de vendas do seu negócio e agora é a hora de usar conteúdo para fazer a condução dos leads nas etapas desse funil. Resolver as dúvidas, mostrar cases de sucesso, diminuir a rejeição do produto através de conteúdos de qualidade e bem estruturados é o objetivo. Se você contratou um software de automação de marketing, esse caminho fica mais fácil. Dá para saber exatamente quem são seus leads, como fizeram contato com a marca, se são seguidores e muitas outras informações que ajudam a traçar esse caminho de vendas e não perder tempo com leads que não vão virar negócios.

Campanhas mais bem mensuradas: Com todas as facilidades que uma lista de leads qualificados pode proporcionar, uma se torna bastante especial. A capacidade de mensuração das campanhas de e-mail marketing ou outro meio de comunicação se tornam muito mais eficientes e mostram resultados mais próximos da realidade. Isso permite reações otimizadas através de insights e feedbacks adquiridos para focar em soluções que o leve a mais importante função desse esforço: conversão em vendas.

Aumento na taxa de conversão: Todas as vantagens descritas até aqui são para alcançar um objetivo claro. A conversão em vendas do seu produto ou serviço. É muito provável que com um planejamento de investimento em geração de leads a taxa de conversão de seu site ou blog ganhará maiores proporções e, quanto mais refinada for a estratégia, melhores serão os resultados obtidos.

3 métricas de aquisição de leads importantes para o seu negócio

CPL (Custo Por Lead)

O CPL nos permite saber quanto custou cada lead gerado.

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É uma métrica importante mas que não precisa ser prioridade ainda na primeira campanha. O cálculo é feito na divisão do investimento feito no marketing pelo número de leads captados.

ROI

Também conhecido como retorno sobre o investimento, o ROI é importante para qualquer negócio, afinal, para se dizer que a campanha deu certo, ela deve, no mínimo, pagar o custo da aplicação. A fórmula para calcular o ROI é: Retorno do investimento – Custo do investimento / Custo do investimento.

CAC

O CAC é o custo de aquisição de clientes e é uma das métricas mais importantes do Marketing Digital, pois para ter previsibilidade de vendas você precisará saber quanto gastou para adquirir cada novo cliente. Por meio da divisão de todos os custos como marketing e vendas pelo número de clientes novos é possível obter-se esse cálculo. Quando sua empresa tem um CAC definido será muito mais fácil saber quanto precisa ser investido na próxima vez para conquistar qualquer número de clientes.

Concluímos então que:

Gerar leads significa estar em contato com as pessoas certas, ou seja, aquelas que têm potencial de comprar de você. Para isso você terá que saber qual a necessidade que seu público tem e oferecer algo para ele que cubra essa necessidade em troca de dados. Mas só gerar leads não é o suficiente, você terá que nutri-los. Por isso, é que preciso que o marketing e as vendas estejam alinhados para transformar esses contatos em leads qualificados.

 

Lembre-se de entregar um conteúdo que realmente resolva o problema do seu público, e entregue na hora certa. Se você fizer isso, as chances de conseguir mais contatos aumentam muito. Então que tal começar a colocar a mão na massa e aumentar sua lista de leads?

 

Até breve!

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