Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia UFJF


Por Tribuna

04/01/2019 às 17h51

Criado em 2002, o museu tem sua sede na antiga Escola de Engenharia de Juiz de Fora, que esteve em funcionamento de 1914 até a década de 1960, quando foi incorporada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. O acervo conta com mais de 1.600 peças e 30 mil documentos, cerca de 250 se revezam na exposição, sempre em torno do tema “Instrumentos científicos e instrumentos do conhecimento”, que tem por objetivo preservar a memória da ciência e tecnologia da Faculdade de Engenharia e da UFJF. Entre os destaques está o Termômetro Diferencial de Leslie de 1821, que pertence à coleção francesa de instrumentos científicos do fabricante Emile Beyrolle. O museu também conta com peças das áreas de eletricidade (década de 1920) e topografia (final do século XIX ao início do século XX), além de aparelhos construídos na própria Escola de Engenharia, como a Balança de Tríplice Escala e a Balança Analítica Juiz de Fora. Notas fiscais e documentos de fabricação do que era produzido pela escola ajudam a contar a história da engenharia, as épocas de utilização e criação de objetos, demonstrando a evolução das tecnologias e da ciência. É necessário fazer agendamento apenas para visitações guiadas de grupos.

Dica: O casarão onde funciona o museu é um exemplar da arquitetura eclética de JF e foi restaurado pela UFJF. Construído em 1894, abrigou a Directoria de Hygiene e Saúde Pública, a Escola de Engenharia de Juiz de Fora e o DCE, além dos sindicatos dos professores e dos servidores da UFJF.
Endereço: Av. Getúlio Vargas 763, Centro, Juiz de Fora MG (esquina com a Rua Floriano Peixoto)
Telefone: 3212-7658
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
Entrada: Gratuita
Estacionamento: Não
Site:

PUBLICIDADE

Fotografia: Fernando Priamo

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.