Obesidade, diabetes e mudança de hábitos

A obesidade é um grande fator de risco para o diabetes. A prevenção através da mudança de hábitos, com alimentação saudável e exercícios físicos, é essencial para uma vida próspera e com muita saúde.


Por Saliza Serodio

29/11/2019 às 15h23- Atualizada 29/11/2019 às 15h25

Como anda a sua saúde? Você prioriza seu bem-estar, leva uma vida saudável? Costuma fazer exames de rotina? Pode parecer bobagem, mas os dados são alarmantes, ainda mais quando se fala sobre a relação entre Diabetes e Obesidade.

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), está previsto um aumento de 48% de aumento no diagnóstico da doença em todo o mundo. Até 2045, a estimativa é de que 629 milhões de pessoas tenham o mal. Os dados são preocupantes, considerando que a doença é crônica e atinge cerca de 12,5 milhões de pessoas no Brasil (7% da população). O controle do diabetes, portanto, é uma das prioridades da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019. . Hoje, a glicose alta mata 4 milhões de pessoas por ano.

PUBLICIDADE
Medidor de glicose
O Diabetes é uma doença crônica, que deve ser tratada com acompanhamento médico

 

 

Os motivos do aumento do número de diabéticos no Brasil são semelhantes aos vistos em outros países: alta taxa de obesidade, consumo excessivo de álcool, hipertensão arterial e urbanização. Dessa forma, o autocuidado e a rotina diária saudável são essenciais para evitar o surgimento de quadros epidemiológicos.

 

 

Consequências do diabetes

Os problemas associados à doença são sérios e merecem especial atenção: problemas cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), além das complicações específicas, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e subsequentes úlceras e amputações.

A mudança de hábitos é urgente

Healthy food
Permita-se fazer escolhas mais saudáveis para prevenir o Diabetes

Nos últimos 30 anos, o contingente de obesos subiu cinco vezes em solo brasileiro. Para prevenir que esse cenário se torne o caos de saúde pública, é essencial que a sua rotina inclua uma alimentação balanceada, farta em legumes, verduras e frutas. Evite alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes. Adote a prática de atividades físicas e beba bastante água (mínimo de 2 litros ao dia). A obesidade é um problema muito sério, que deve ser encarado com cuidado e cautela.

O conteúdo continua após o anúncio

Se você está acima do peso, busque ajuda profissional, procure um bom nutricionista. Mexa-se.

Calcule o seu IMC

O momento da mudança é agora, para ontem.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.