Em casa na cozinha: costelinha de porco com angu e quiabo tostado


Por Tribuna

30/04/2020 às 07h00- Atualizada 25/05/2020 às 20h22

Se quer caprichar no almoço, costelinha de porco é uma boa pedida. A professora universitária e consultora em gastronomia Cássia Lopes Oliveira (@cassialopesjf) ensina esse prato acompanhado de angu e quiabo tostado. Bem mineirinha, a receita pode parecer simples, mas é de dar água na boca e tem muito charme.

Ingredientes

Costelinha
1,5kg de costela de porco
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
½ cebola picada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

PUBLICIDADE

Angu
2 xícaras de chá de fubá de milho
750ml de água

Quiabo
300g quiabo
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Foto: Arquivo Pessoal

Em uma tábua, descasque a cebola e pique em pedaços pequenos. Numa assadeira, disponha a costelinha e todos os ingredientes. Deixe marinar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o molho. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura alta). Retire a costelinha da marinada e os pedaços de cebola que ficaram na carne e leve ao forno preaquecido por 30 minutos. Abaixe a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 20 minutos ou até que a carne fique dourada. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos. Em uma tábua, coloque a costelinha com a parte do osso voltada para cima e corte entre os ossos. Sirva a carne acompanhada com angu e quiabo tostado.

Para preparar o angu, em uma panela média fora do fogo, misture primeiro o fubá com duas xícaras de chá de água fria. Depois que estiver totalmente dissolvido, acrescente o restante da água. Leve ao fogo baixo para cozinhar, mexendo sempre. Para preparar o quiabo, lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo. Corte cada um ao meio no sentido do comprimento. Pincele uma frigideira com um pouco de óleo e vá colocando os quiabo até que fiquem dourados. Faça isso nos dois lados do quiabo.

LEIA MAIS:

Participe também do projeto “Em casa na cozinha”
Envie sua receita com uma foto do prato para o e-mail internet@tribunademinas.com.br. Não se esqueça de escrever seu nome completo e profissão.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.