Queijo mineiro que derrete na boca

Com menu inspirado na tradicional raclette suíça, restaurante de JF investe em produto mineiro como estrela dos pratos


Por Júlia Pessôa

28/07/2018 às 07h00

26.07.2018-12.07.22-h_q726.07.2018-12.07.35-h_q4
<
>
A raclette tradicional com rosbife, salada e batatas coradas com uma farta camada do queijo derretido na hora

Que o queijo é uma das referências de Minas Gerais, todo mundo sabe. O que nem todos descobriram ainda é que Juiz de Fora tem, há três meses, uma casa em que ele é o rei absoluto do cardápio. Inspiradas nas raclettes suíças, as irmãs Silmara e Suzana Fonseca abriram o Derrete. O grande “tchan” da técnica europeia é que o queijo é derretido na hora, depois de ser aquecido em máquinas específicas, e depois é disposto sobre uma variedade de pratos. “O queijo tem um apelo muito grande, primeiro porque faz parte da cultura mineira consumir, e depois porque ele apela não só ao paladar, mas também à visão, ao olfato, à audição, é uma experiência mesmo ver quando ele é derretido na mesa do cliente sobre o prato”, diz Silmara.

Apesar de a inspiração ser suíça, o queijo utilizado nos pratos é mineiríssimo, para valorizar o produto regional. “Nosso fornecedor é do Sul de Minas, quisemos que o lugar carregasse a identidade do nosso estado, que produz queijos de altíssima qualidade, e também valorizar estes produtores”, explica Silmara. Entre os hits do cardápio, está o raclette burger, em que o queijo derretido vai, como uma avalanche de cremosidade e sabor, sobre um blend bovino de 160g acompanhado por tiras de bacon crocante, picles, cebola roxa e rúcula.

PUBLICIDADE

A raclette tradicional pode ser servida com mignon ou rosbife, e o prato tem salada de rúcula, picles, cebolinhas pérola em conserva, batatas coradas e uma farta camada do queijo, derretidinho na hora. No mesmo esquema, a casa criou a “raclette mineira”, que também pode ser servida com mignon ou rosbife, mas leva crispy de couve, cebolinhas pérola e mandioca salteada na manteiga. “Quisemos fazer uma versão que trouxesse essa mineiridade, essa brasilidade, e que justamente por isso tivesse ingredientes que o público consome com frequência”, explica Silmara. Claro, tudo isso é coberto por uma generosa porção do queijo do Sul de Minas. Os mais apaixonados pelo ingrediente podem pedir uma porção extra sobre o prato. Os vegetarianos também são contemplados no cardápio, com a raclette derretida sobre saladinha de rúcula, picles, cebolinha pérola, batatas coradas e mix de cogumelos. “Temos uma demanda muito grande dos vegetarianos, que normalmente são grandes consumidores de queijo, e pensamos em uma opção especial para este público”, afirma Silmara.

26.07.2018-12.07.57-h_q1526.07.2018-12.07.01-h_q12
<
>
De entrada, tirinhas de de mozarela empanadas com molho barbecue

O cardápio, pensado pelas irmãs proprietárias e montado com a consultoria do chef Gabriel Ad’Vincula, também tem tagliatelli com presunto de parma finalizado na roda de grana padano, bem igual àqueles vídeos tentadores que certamente você já viu nas redes sociais. Nas entradinhas, um dos hits são os mozzarella sticks, tirinhas de de mozarela empanadas, com recheio farto e derretidíssimo, acompanhadas por barbecue da casa. Também tem as batatas bravas, que levam páprica picante, molho especial e uma farta raspada de raclette. Outra opção é a tábua de queijos, com diversas opções de sabores e texturas. A casa dispõe ainda de uma honesta carta de drinques, mais opções de hambúrguer e, de sobremesa, (não, não é um óbvio Romeu e Julieta), mas um brownie de chocolate com ganache de chocolate meio-amargo e crocante de Oreo.

Derrete Queijo & co.

De segunda a sábado a partir de 18h
 Rua Severiano Sarmento, 200 – Alto dos Passos.Tel.: (32) 3321-3361

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.