Gastronomia e cultura no Vale do Café

Festival #MaisVassouras terá cardápio especial em restaurantes da cidade, além de atrações artísticas gratuitas, boa pedida para as férias de julho


Por Júlia Pessôa

21/07/2018 às 07h00

Rabanada de café do Vale com creme inglês e geleia de frutas vermelha artesanal traz a identidade da região (Foto: divulgação)

No ano em que Vassouras, situada no Vale do Café do Rio de Janeiro, completa 60 anos de tombamento, a cidade sedia o Festival #MaisVassouras até o dia 29 de julho. Além de atrações artísticas e culturais gratuitas (veja a agenda completa em festivalvaledocafe.com.br), o evento terá um roteiro gastronômico especial e variadíssimo, de frutos do mar a hambúrgueres, em alguns estabelecimentos da cidade. No Mara Palace, a atração é o lombo de costela em musseline de baroa e sautée de mix cogumelos frescos com cachaça artesanal. Já o Serenatta criou a pizza de bacon, linguiça mineira, alho-poró e cebola roxa. O Por Acaso também vem com uma pegada mineira, com medalhões acompanhados por arroz tropeiro e farofa de milho com couve. O Varandas traz uma tábua de grelhados com contra-filé e legumes da estação com azeite extra-virgem. Como o nome sugere, a Universidade do Hamburguer serve aos graduandos um burger de costela suína no pão australiano, mozarela, extra bacon e BBQ com cebola toast. No Armazém Imperial, a estrela é o bobó de camarão com arroz de cebolinha e croutons de banana verde. Honrando o produto local (e também porque não podia faltar sobremesa) a Café, chá, chocolate e cia terá a tentadora rabanada de café do Vale com creme inglês e geleia de frutas vermelha artesanal. Outra dica interessante é conhecer as fazendas históricas da região), que, além de belíssimas, costumam ter um cardápio de almoço, jantar ou mesmo café da manhã e da tarde caprichados e abertos ao público (algumas também aceitam hóspedes, o que recomendamos caso você tenha oportunidade).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.