Gastrô+ 20-05-2017


Por Júlia Pessôa

20/05/2017 às 07h00

Mão na massa

Fondue-se!

Chef de restaurante especializado em cozinha suíça ensina receita simples de prato típico do inverno

Fondue de queijo- Fábio Caldeira

PUBLICIDADE

Com a chegada do frio, vem a vontade de comer coisas quentinhas e cremosas: caldos, cremes e um prato que costuma aparecer só no frio mesmo: o fondue, que foi hit nos anos 1980 e 1990 e segue sendo uma boa pedida para a estação. Não sou eu que estou dizendo, é o Google.

Recentemente, a empresa divulgou pesquisa que confirma estas suspeitas. De acordo com os dados, que têm como objetivo mapear os hábitos do brasileiro durante o inverno por meio de suas buscas no site, a procura por “fondue” aumenta 600% (isso mesmo!) quando os termômetros começam a baixar. Mas a maioria das pessoas quer mesmo é ficar em casa, já que o levantamento também mostra que a busca por restaurantes que servem o prato diminui 80% em relação às receitas da iguaria.

No melhor espírito da sabedoria popular que torna divina a voz do povo, a gente traz um fondue todo especial, do restaurante Cave du Valais, situado no Hotel Le Canton, de Teresópolis (RJ), bem no clima de montanha. O menu especializado em gastronomia suíça é assinado pelo jovem chef Eduardo Lage. O prato é preparado com queijos fabricados na fazendinha do hotel, de origem italiana. O vaccino romano, um dos mais antigos do mundo, tem paladar salgado, frutado e intenso, assim como o odor, além de ter consistência dura e compacta. Já o caprino romano, à base de leite de cabra, é inspirado no parmesão e tem sabor picante, proveniente da maturação longa e lenta, que também libera aromas característicos dos derivados de caprinos. “São queijos 100% artesanais, pode ser que estas variedades sejam difíceis de se encontrar fora de lojas especializadas, basta substituir por gruyère e emmental na mesma proporção”, orienta Eduardo.

Segundo o chef, a utilização de ingredientes de qualidade é fundamental para o resultado final. “A escolha equivocada dos queijos, por exemplo, altera muito o sabor e a textura do fondue. Há outros fatores que também podem comprometer o prato, como excesso de bebida alcoólica na preparação e temperatura elevada do fogo, que pode talhar o fondue.” Sem muita dificuldade no preparo, o fondue é servido com acompanhamentos simples e baratos, como baguete dormida, batata calabresa (aquelas pequenas) e linguicinha suína grelhada. É só prestar atenção no ponto e se preparar para o deleite certo. “Esta receita tem um sabor marcante e uma consistência leve e aveludada, que agrada aos paladares mais exigentes, com uma elasticidade única e característica dos queijos escolhidos.”

Fondue de queijos

por Eduardo Lage

(Foto: Fábio Caldeira)
(Foto: Fábio Caldeira)

Ingredientes

O conteúdo continua após o anúncio

200g de queijo caprino romano (ou emmental)
5g de amido de milho
1 dente de alho
Noz-moscada a gosto
Pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
Acompanhamentos a gosto

Modo de preparo
Em uma panela inox com o fogo brando, coloque os 200ml de vinho e o dente de alho e deixe reduzir por três minutos, para que parte do álcool evapore. Em seguida, acrescente os queijos e mexa sem parar até que se dissolvam por completo. Dissolva o amido de milho no creme de leite e acrescente ao fondue mexendo sempre. Por fim, tempere com noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto, retirando o dente de alho antes de servir. Sirva quente e com os acompanhamentos de sua preferência.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.