Gourmet na medida

Chefs do Salsa Parrilla dão sofisticação a pratos do cotidiano com toques simples


Por Júlia Pessôa

19/08/2017 às 07h00

Rogério e Robson acrescentam alho-poró e maracujá para realçar o sabor do salmão. (Foto: Felipe Couri)

Quem tem o hábito de comer fora de casa sabe que um dos perigos é “enjoar” do self-service-nosso-de-cada-dia. Acontece quando a gente já está tão acostumado com os temperos e opções de pratos que nada mais chama atenção, nenhum sabor tem mais tanta graça. Mas com criatividade, conhecimento e os ingredientes certos, é possível transformar receitas corriqueiras em pratos sofisticados e cheios de bossa. É o que explica o chef principal do Salsa Parrilla, Luiz Rogério Silva Pinto. “Pegamos uma receita tradicional e acrescentamos ou mudamos pouca coisa: fazemos um angu a quatro queijos, uma maminha com crosta de sal grosso, usamos um tempero diferente, são coisas simples que promovem uma grande diferença e com isso é como se a pessoa conhecesse um restaurante diferente mesmo se vier aqui todo dia.”

PUBLICIDADE

Com Robson Cesário, o Binha, também chef do Salsa, Rogério criou, a quatro mãos, um prato que ilustra exatamente esta sofisticação despojada e instigante. “Já conheço o temperamento e o tempero dele. E ele, o meu. Aí criar fica fácil, a gente troca ideia o tempo todo”, observa Binha. Na receita sugerida por ambos ambos, o salmão é cortado em medalhões e envolvido por uma “capa” de alho-poró (como a de bacon nos medalhões de carne), recheado com cream cheese e servido com molho de alcaparras e champignon, acompanhado por purê de batatas com um toque de maracujá e crispy de poró. “Os ingredientes principais são simples, estão em qualquer restaurante. Mas o preparo dá personalidade”, completa Rogério.

Apesar de ter muitos elementos (o que resulta em um prato coloridão e cheio de sabores), a receita é simples e dá aquele ar gourmet que a gente busca quando quer comer algo diferente. Partiu cozinha?

Ingredientes

Salmão
3 medalhões de salmão
1 alho-poró médio
Alho, sal e limão para temperar
Azeite para grelhar

Crispy de poró
Filetes finos de alho-poró
Farinha de trigo (para empanar, quanto baste)
Azeite para fritar

Purê
4 batatas inglesas médias
1 maracujá
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola
1 caixa de creme de leite
Sal a gosto

Molho
30g de manteiga
50g de alcaparras
100g de champignon
1 cebola pequena

Arroz
200g de arroz cozido
10g de manteiga
1 cebola pequena (picada)
50g de nozes
50g de castanha de caju

O conteúdo continua após o anúncio

Modo de preparo

 

Medalhão de salmão com purê de maracujá e arroz crocante pelos chefs Rogério e Binha. (Foto: Felipe Couri)

Comece temperando o salmão com limão, alho e sal. Faça um furo no meio dos medalhões e recheie-os com cream cheese. Depois, enrole tiras de alho-poró nos medalhões (como se faz com o bacon). Grelhe no azeite até dourar. Reserve. Para o molho, rale a cebola e doure na manteiga, acrescentando as alcaparras e o champignon em seguida e mexendo até incorporar todos os sabores. Acerte o sal se necessário e reserve.

Para o purê, cozinhe as batatas, amasse e reserve. Doure as cebolas na frigideira, acrescente as batatas, o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Por fim, acrescente o suco de meio maracujá, acrescente manteiga para dar brilho e acerte o sal. Para o crispy, passe os filetes de alho-poró na farinha e frite em azeite a 180 graus até que dourem e fiquem crocantes. Reserve. Para terminar com o arroz, refogue a cebola na manteiga, acrescente as nozes e castanhas e decore com os crispies. Disponha o salmão ao lado do arroz, cubra com o molho e acrescente, ao lado, o purê. Bom apetite!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.