Aprenda a fazer moqueca de banana-da-terra: Simples, democrática e brasileiríssima

Receita da chef do Parque Ecológico Uaná Etê, situado no Vale do Café (RJ), é prática agrada também vegetarianos e veganos


Por Júlia Pessôa

16/06/2018 às 07h00

 

Foto: divulgação

Quando se pensa em moqueca, demora pouco para a gente pensar na disputa sobre quem tem a melhor receita: os baianos ou os capixabas. A diferença primordial entre as duas é que a do Espírito Santo leva apenas caldo de peixe como líquido, e a baiana leva leite de coco e azeite de dendê, dois ingredientes que contribuem com sabor marcante, além de levar pimentões verde e amarelo e pimentão dedo-de-moça. Em ambas, são utilizados peixes brancos como cação, badejo, robalo ou namorado, entre outros. Para apaziguar a disputa, a chef Gê Dantas, do Parque Ecológico Uaná Etê, situado no Vale do Café (RJ), elaborou uma receita que nem peixe leva, incluindo no deleite desta iguaria os vegetarianos e veganos, usando um ingrediente brasileiríssimo no lugar da proteína: a banana-da terra.

PUBLICIDADE

Segundo a chef, a ideia foi realmente tornar o cardápio do Uaná Etê mais democrático. “A moqueca foi introduzida pensando no público vegano que frequenta o jardim, para agregar sabor e paladar e surpreender os clientes com nossa criatividade e também com a simplicidade”, diz ela, acrescentando que o menu possui outras opções veganas, como o escondidinho de mamão verde com shitake e os nhoques de abóbora e batata-doce.

A moqueca é uma boa pedida para quem não quer perder os lances da Copa do Mundo, já que o preparo é rápido, sem mistério e, ainda por cima, cheio de brasilidade.

 

Moqueca de banana-da-terra

por Gê Dantas

Foto: divulgação

Ingredientes
2 bananas-da-terra
1 cebola roxa
1/4 de pimentão vermelho
1/4 de pimentão amarelo
5 tomates-cerejas
5 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de azeite de dendê
1/2 xícara de leite de coco
Coentro e sal a gosto

Modo de preparo
Corte as bananas em rodelas, os pimentões em tiras, a cebola em meia-lua e os tomates ao meio. Numa frigideira, coloque o azeite e o dendê e faça uma cama com a metade da cebola, distribua as bananas, salpique um pouco de sal e coloque os pimentões, o restante da cebola e os tomates. Acrescente folhas de coentro e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, incorpore o leite de coco, tampe a frigideira e deixe cozinhar por 7 minutos. Verifique o sal e sirva, como sugestão, com purê de brócolis e arroz branco.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.