Festival Sabores de Cabo Frio homenageia bossa-nova

Evento gastronômico com pratos temáticos vai até o dia 6 de outubro, reunindo mais de 60 restaurantes


Por Juliana Netto

11/09/2019 às 21h33

Paiol São Benedito aposta na comida de Boteco com “O Grande Encontro”, mix de bolinhos de feijoada, abóbora com carne-seca e vaca atolada (Foto: Divulgação)

Apesar de nem todo mundo saber, a canção “O barquinho”, uma das mais conhecidas da carioquíssima bossa-nova, não tem como cenário o litoral da cidade do Rio de Janeiro, mas Cabo Frio. O episódio que motivou a canção se deu em um passeio no mar, entre Cabo Frio e Arraial do Cabo, em que o barco tripulado por Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, autores da canção, ficou à deriva no Atlântico por um defeito. Mimetizando o barulho do motor, que insistia em “não pegar”, Menescal começou a dedilhar a melodia no violão, e, rebocados para a costa, os passageiros já cantavam “o barquinho vai, a tardinha cai”, refrão que pegou na hora. O resto da canção foi composta pela dupla em um encontro no dia seguinte, imprimindo Cabo Frio em uma das canções mais conhecidas da MPB.

Em menção a este encontro, o Festival Sabores de Cabo Frio faz referência ao estilo musical, tendo o tema “Sons, cores e sabores”. O festival gastronômico teve início no dia 6 de setembro e vai até o dia 7 de outubro, na cidade que é destino habitual de quem vive em Juiz de Fora e região. Quem quiser esticar um passeio por lá poderá conferir os mais variados pratos temáticos que, a exemplo das edições anteriores, tem receitas apresentadas em versões ‘petit’ (de até 200 gramas), a preços acessíveis. Entre as criações, há pratos à base de frutos do mar, veganos, sanduíches, tortas, risotos, pizzas, sorvetes e vários outros, e a expectativa é de que o movimento supere o da última edição, quando foram vendidas mais de 40 mil porções.

PUBLICIDADE

As iguarias elaboradas especialmente para o evento estarão disponíveis durante todo o festival e serão servidas de acordo com o horário de funcionamento das mais de 60 casas participantes. A ideia do festival é apresentar a cidade durante sua melhor temporada, fora do verão, quando há um movimento extremamente intenso de turistas e a variedade e a qualidade da gastronomia local podem passar despercebidas.

Espaço Gourmet

Além de provar as delícias do festival, quem decidir dar um passeio por Cabo Frio pode conferir a programação no Espaço Gourmet, montado no Shopping Park Lagos. No local, o público terá acesso a diversas receitas ensinadas em aulas com chefs e cozinheiros dos estabelecimentos participantes, de quarta a sexta-feira, das 16h às 20h. Ainda por lá, durante todo o festival, um espaço exclusivo do evento vai apresentar e comercializar temperos, vinhos, ingredientes e outros produtos dos parceiros. A programação completa do festival pode ser acessada no site do evento, saboresdecabofrio.com.br, e outros detalhes estão também no Facebook e no Instagram.

 

Cereall Gourmet” e a clara referência em seu “Dias de sol, festa de luz!”, um curry de legumes e especiarias exóticas com arroz jasmine

 

Quarteto Afinado de João Gilberto” é a criação do Picolino, um ragu de pato com laranja e shitake sobre polenta cremosa

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.