Estúdios: De tendência à realidade para se exercitar


Por Luiz Henrique Fernandes

12/08/2021 às 13h45

 

Alternativas das mais variadas são muito fáceis de serem encontradas por aquela pessoa que está determinada a cuidar da saúde através do exercício físico.

PUBLICIDADE

Academias, clubes, esportes ao ar livre e várias outras opções, estão muito próximas do grande público interessado na prática de alguma atividade física, mas, iremos falar mais especificamente de um nicho, que até pouco tempo atrás, era visto como tendência e hoje se tornou uma realidade no mundo da atividade física: os ESTÚDIOS.

Para falar com propriedade desse assunto, eu, Luiz Henrique, educador físico, proprietário e professor de um estúdio de treinamento funcional e personal trainer, tenho a honra de convidar cinco amigos, grandes profissionais, e também proprietários e professores de seus respectivos estúdios, cada um com sua particularidade, para que possamos contribuir juntos e assim, elucidar para você, amigo leitor, as dúvidas que podem pairar em sua mente, sobre como funciona, quais as diferenças, as características e as vantagens de se exercitar em um estúdio.

 

Quem fala hoje, para você:

 

Luiz Henrique Fernandes – Educador Físico
Luiz Henrique é proprietário e Professor do Studio Luiz Henrique Personal Trainer Localizado à Avenida Pedro Henrique Krambeck (Via São Pedro), 1241 – São Pedro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gláucio Monte-Mór – Educador Físico
Gláucio é proprietário e Professor do Studio UltraMove Localizado à Rua São Mateus, 1267 – São Mateus

 

 

O conteúdo continua após o anúncio
Leonardo Esterci e Luciana Fernandes – Educadores Físicos
Leonardo e Luciana são proprietários e professores do Espaço Renova Pilates e Treinamento Localizado à Rua Padre Matias, nº 70 –  Morro da Glória

 

 

Vitor Botti – Educador Físico
Vitor é proprietário do Studio InOut Training Localizado à Rua Morais e Castro, n°307 – Alto dos Passos

 

 

Luiz Felipe Maini – Educador Físico
Luiz Felipe é Proprietário e Professor do Studio DFit Express – Localizado em dois endereços: Rua Barão de Cataguases, 421, Santa Helena e na Rua Dom Viçoso, 151, loja 301, Alto dos Passos

 

Normalmente, a busca pelos estúdios como alternativa para a prática de atividades físicas é feita pelas pessoas que não se encaixam muito no perfil dos alunos freqüentadores das academias tradicionais, e assim, buscam um atendimento mais direcionado e principalmente, mais personalizado.

Tratando-se dos estúdios de treinamento funcional, a diversificação das atividades é um fator muito procurado por quem quer melhorar o desempenho em tarefas do próprio dia a dia, e não busca apenas o desempenho esportivo.  O Professor Gláucio Monte-Mór explica que no treinamento funcional, os movimentos são baseados nos movimentos naturais do ser humano, como saltar, agachar, correr, caminhar, puxar, empurrar, girar, etc, permitindo que o praticante possa adquirir e aperfeiçoar diversas valências físicas, tais como: força e resistência muscular, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento cardiorrespiratório, velocidade, agilidade, coordenação motora, etc. São utilizados equipamentos específicos e o próprio peso corporal do praticante, atendendo desde os iniciantes até os mais avançados e dos mais jovens aos idosos.

Não falamos apenas da questão física quando tratamos dos Studios. O Professor Luiz Felipe Maini alerta para o fato de que os professores ficam mais próximos dos alunos durante os treinos, que o vínculo social é maior, levando mais que bem estar, saúde, qualidade de vida e resultados físicos, indo além, e passando pela questão da saúde mental, que tem sido um problema mais evidente nos últimos tempos, levando mais pessoas a praticarem atividade física, auxiliando assim também na melhora da auto estima e da auto confiança, sendo uma saída do comum, do tradicional.

A professora Luciana Fernandes, destaca que, dentre outras, as vantagens de se freqüentar um estúdio estão o treinamento individualizado e focado em objetivos específicos através do acompanhamento exclusivo (poucas pessoas por horário), o melhor custo/benefício se compararmos ao Personal trainer tradicional, pois o valor do atendimento é global, não existindo o pagamento da mensalidade da academia, além da hora/aula do personal, e a maior flexibilidade para mudança de horários do treino do cliente, além da chance de reposições de treinos perdidos com maior facilidade.

Segundo o Professor Vitor Botti, mediante ao cenário atual, mais exigente, na busca de um espaço com maior rigor no controle dos ambientes, devido à pandemia que ainda estamos vivendo, temos visto uma nova tendência do mercado fitness, onde os inúmeros serviços que víamos tão concentrados em academias e espaços esportivos, sendo “nichados” em espaços reduzidos e privativos como Studios de treinamento Funcional, Studios de pilates, Studios de aulas coletivas e o Studio de Personal.

Para aqueles que têm dúvidas se o seu objetivo com a atividade física pode ser alcançado em um Studio, deve-se atentar que é de suma importância alguns quesitos, como, a busca por profissionais capacitados, a disciplina aos treinos, bem como, a alimentação e o descanso, que também devem estar adequados. Feito isso, o ganho de massa magra, o emagrecimento, o condicionamento físico geral e específico, ou quaisquer outros objetivos estarão cada vez mais próximos de serem alcançados.

E fazendo um resumo, de acordo com a experiência, do Professor Leonardo Esterci, o conceito STUDIO, significa a junção entre o que há de melhor da estrutura da academia com o melhor do serviço do Personal Trainer, em um ambiente mais tranquilo e intimista, para um treino mais concentrado, com qualidade, privacidade e mais focado na saúde e na segurança do praticante.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.