Facebook: um canal promissor para o seu negócio!

Mais do que relacionamento, a rede social tem se consolidado também como uma ferramenta de vendas, indicando e incentivando usuários a consumirem produtos, serviços e ideias


Por Paula Bento de Vasconcelos, analista do Sebrae Minas

30/01/2018 às 08h30

Não é mais surpresa encontrar a grande maioria das micro e pequenas empresas no ambiente on-line. As redes sociais, principalmente o Facebook, tornaram-se imprescindíveis para que os negócios se relacionem com os clientes, por meio de ferramentas digitais.

Mais do que relacionamento, o Facebook tem se consolidado também como uma ferramenta de vendas, indicando e incentivando usuários a consumirem produtos/serviços/ideias. E como qualquer ferramenta de venda, espera-se que o retorno seja proporcional ao investimento.

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No início desse ano, foi anunciada uma mudança no algoritmo do Facebook que fará com que perfis de amigos e familiares tenham maior destaque na timeline dos usuários do que as páginas de marcas e empresas. Com a diminuição do alcance orgânico (sem anúncio) das páginas, uma das estratégias para se manter ativo e com relacionamento efetivo por esse canal é promover seu negócio por meio de anúncios.

Atualmente, nem todas as pessoas que curtem a sua página recebem os conteúdos que você posta. Isso acontece devido ao algoritmo que, para privilegiar informações que tenham afinidade com as pessoas, define o que aparece na timeline de cada usuário. Sendo assim, caso o usuário não tenha demonstrado interesse no seu conteúdo (curtindo, comentando ou compartilhando postagens), provavelmente o Facebook irá identificar que ele não tem interesse no que você posta, não exibindo para ele o conteúdo que você publica, mesmo que ele esteja curtindo/seguindo sua página.

Para que essa situação não afete suas campanhas, investir em anúncios torna-se inevitável. Caso contrário, seu esforço em construir um conteúdo de qualidade pode ser inválido. Mas, antes de anunciar, é preciso conhecer as possibilidades e regras da ferramenta de anúncio: 

Se eu não pagar, não vou aparecer? Provavelmente não. A ferramenta até possui funcionalidades gratuitas, porém, para que você consiga atingir públicos maiores e direcionados ao seu negócio, é fundamental o anúncio patrocinado. 

Que postagens patrocinar? Entenda o seu público-alvo e defina qual o melhor conteúdo para esse público. Não apenas as postagens patrocinadas, mas todo o seu conteúdo deve ser pensado e produzido direcionando uma mensagem à sua persona. Consequentemente, quem se interessar pelo seu conteúdo pode curtir a sua página e você aumenta seu poder de alcance, inclusive quando não estiver patrocinando. 

Devo patrocinar tudo? Caaaaalma… Patrocine conteúdos que tenham grande potencial de compartilhamento. Com isso, além de chegar para as pessoas que viram o anúncio, há grande possibilidade das campanhas terem maior impacto. 

Como fazer? Primeiro, entre no gerenciador de anúncio pela página https://www.facebook.com/business/, clicando na opção “criar anúncio”. Depois, defina o objetivo da campanha e escolha o tipo de anúncio mais adequado, considerando suas expectativas (há modelos para se obter mais fãs, para direcionar a uma página externa, para promover conteúdo, etc.). Em seguida, segmente a campanha definindo público e o orçamento. Os investimentos são acessíveis para todos os bolsos, com campanhas que podem ser feitas a partir de U$0,50/dia. O pagamento é feito via cartão/boleto/Paypal, em duas modalidades: manual e automática. 

Quanto devo investir? Outras perguntas devem ser feitas: quanto eu posso investir? Qual retorno esperado? A ferramenta mostra, em tempo real, qual o impacto do investimento em valores e alcance. Avalie todas as possibilidades.

Layout – Depois das etapas anteriores, prepare o layout do anúncio. Imagens, vídeos e textos devem ser persuasivos.  Uma opção é utilizar a parceria que o Facebook tem com a Shutterstock (banco de imagens), que fornece imagens gratuitamente. Cuidado ao escolher: devem ter ligação com o público e não terem sido usadas por outras empresas (inclusive concorrentes!). E fique atento à quantidade de texto no seu anúncio. É adequado que ele ocupe até 20% da sua imagem. Para saber qual a porcentagem de texto do seu anúncio, faça um teste aqui.

O conteúdo continua após o anúncio

Como sei se o anúncio está valendo a pena? Direcione o investimento para onde o retorno pode ser aferido: venda de um produto, confirmações em um evento, engajamento com um vídeo ou cadastro em alguma página, etc. Com isso, você conseguirá avaliar os resultados.

Não há receita de bolo, por isso, testar é um verbo de ouro! Então, que tal começar?

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