Afinal, qual é o meu negócio?

A correta definição do negócio de uma empresa é determinante para seu sucesso e até sobrevivência, principalmente em momentos econômicos incertos


Por Galvão Emerick, analista do Sebrae Minas

19/12/2017 às 08h00

A definição do negócio de uma empresa, em um primeiro momento, pode parecer ser tarefa simples, bastando olhar para os produtos e/ou serviços que ela oferece ao mercado. Porém, tanto a teoria quanto a prática gerencial têm mostrado que determinar corretamente o negócio de uma empresa, além de ser uma tarefa árdua para os gestores, é de fundamental importância para o alcance dos seus objetivos estratégicos, independente do seu tamanho.

A correta definição do negócio de uma empresa é determinante para seu sucesso e até sobrevivência, principalmente em momentos econômicos incertos. Isso porque ao estabelecer com clareza e objetividade o que a empresa se dispõe a entregar na forma de valor ao seu cliente, torna possível determinar, com mais facilidade, os passos a serem seguidos, de acordo com a estratégia adotada.

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A lógica de uma maior atenção às necessidades dos clientes para a definição do negócio da empresa ganhou relevância a partir da década de 1960, com a publicação do artigo “Miopia do Marketing”. No texto, Theodore Levitt enfatiza que “a empresa deve atuar de acordo com a necessidade do cliente, ao invés de se definir simplesmente por aquilo que produz ou comercializa”. Dessa forma, percebemos que é importante o empreendimento ter consciência clara do benefício entregue pelo produto ou serviço ofertado ao usuário. Essa noção permite que a empresa defina o mercado no qual atua ou pretende atuar com seu core business.

De maneira geral, o core business pode ser entendido como o negócio central da organização, aquilo que mais lhe gera valor. Somado à missão, aos valores e à visão, o core business determina a identidade organizacional, ou seja, como a empresa pode ser reconhecida no mercado.

Mas como definir qual é o negócio da empresa? E qual é o seu negócio central? Para responder a esses questionamentos, é importante considerar que o negócio da empresa é fruto do conjunto de produtos e/ou serviços, segmentos de clientes e recursos tecnológicos com os quais ela pode gerar maior vantagem competitiva.

Sendo assim, é importante determinar:

  • O que a empresa faz?
  • Quais são os seus limites (pontos fracos e fortes)?
  • Quem são os seus clientes?
  • Quem são os seus stakeholders?
  • Quem são os seus concorrentes?
  • Quais são os seus canais de venda?
  • Que recursos são indispensáveis para competir de forma eficaz no mercado?

Responder a essas perguntas estratégicas é fundamental para definir o negócio da empresa de forma satisfatória e abrangente.

 

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