Vale a pena investir no mercado de franquias?

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, nos três primeiros meses de 2017, o faturamento do setor cresceu 9,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado


Por Camila Villela, analista do Sebrae Minas

12/12/2017 às 08h00

Segundo a Wikipédia, “franquia é uma estratégia utilizada em administração, que tem como propósito um sistema de venda de licença, no qual o franqueador (o detentor da marca) cede ao franqueado (o autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva de produtos ou serviços.” Toda essa sistemática, tanto referente a direitos quanto a obrigações entre as partes, é assegurada por um contrato.

Mas, afinal, vale a pena investir em uma franquia?

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Nos últimos anos, percebe-se uma crescente demanda no setor e os dados de avanço do segmento são bem interessantes. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), nos três primeiros meses de 2017, o faturamento do setor cresceu 9,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado, passando de R$ 33,71 bilhões para R$ 36,89 bilhões. A recuperação do mercado estimula ainda mais a expansão. Em Juiz de Fora, principalmente com o aumento do número de shopping centers, tem crescido o número de lojas franqueadas e esse incremento se dá primordialmente nas áreas de alimentação, moda e serviços de beleza.

O que conta a favor desse investimento é que a franqueadora já é uma empresa consolidada, então o negócio tem uma credibilidade reconhecida pelo consumidor. Os produtos são validados e possuem certa garantia de venda, o que reduz o risco do investimento inicial. Para novos empreendedores, ainda sem experiência, há a vantagem de a franquia ter processos pré-definidos e contar com a maturidade adquirida ao longo dos anos. Outro benefício é que se pode crescer dentro da mesma franquia, abrindo outras unidades do mesmo franqueador.

Em contrapartida, o investimento em franquias é alto. A exigência de manutenção da mesma identidade visual e de um local com garantia de retorno, assim como a frequência de pagamento de royalties, muitas vezes mensal, devem ser avaliadas pelo empreendedor. Por isso, é fundamental fazer um planejamento financeiro. Esqueça se tiver apenas o recurso para a instalação da franquia! Nenhum empreendimento oferece retorno tão rápido a ponto de não se calcular o capital de giro, considerando vários cenários.

É importante ter em mente que esta é uma relação regida por contrato e é necessário seguir cláusulas pré-definidas, entre elas a obrigatoriedade de abrir os dados do negócio para o franqueador. Muitas vezes, as pessoas não estão preparadas para seguir os critérios contratuais, menos ainda para “prestar satisfação” da sua empresa. Outra questão a ser considerada na hora de se investir em uma franquia é que exatamente por esses compromissos fica difícil o investidor inovar no negócio. Não existe flexibilidade para novas práticas sem autorização prévia.

Caso queira investir em uma franquia, veja algumas dicas importantes para a redução dos riscos:

  • O fato de se conhecer o negócio da franquia ajuda na sua gestão.
  • Invista em empresas realmente consolidadas, com experiência comprovada.
  • Avalie o histórico da marca, para saber como se comportar.
  • Vá a outros franqueados com o intuito de garantir o que está sendo vendido pelo franqueador.
  • Calcule seu capital de giro a partir do investimento inicial e dos gastos mensais.
  • Conheça as linhas de crédito especiais para investimento em franquias.
  • Pesquise entre várias opções e segmentos. Dessa forma, você irá conhecer melhor as vantagens e desvantagens propostas e terá como negociar melhor com a marca escolhida.

 

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