Quer melhorar suas vendas? Defina corretamente o seu público-alvo

Confira as dicas do Sebrae Minas para conquistar e fidelizar clientes e, assim, melhorar os resultados dos seus negócios


Por José Tarcísio Fagundes de Paula, analista do Sebrae Minas

07/08/2018 às 08h00

Definir e conhecer o público para o qual se trabalha ou irá trabalhar é fundamental para traçar estratégias de marketing eficazes. Por não ter conhecimento amplo dos clientes e de suas necessidades e preferências, algumas empresas já passaram ou passam por algumas situações como:

  • Abri minha empresa, investi no visual do ponto de venda, mas não estou conseguindo atrair clientes;
  • Abri minha loja física ou virtual, estou investindo em propaganda e não estou tendo resultado;
  • Comprei mercadorias de ótima qualidade e, mesmo assim, não estou vendendo.

Muitas vezes, os resultados das vendas não acontecem conforme o esperado, porque o público-alvo não foi bem definido. Conhecer este público demanda, contudo, ter respostas para algumas perguntas básicas:

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  • Quem é?

A empresa pode atender pessoas físicas e/ou jurídicas e quanto mais informações detalhadas sobre esse público ela tiver, maior será a sua probabilidade de sucesso.

Se são pessoas físicas: sexo, faixa etária, classe social, escolaridade, profissão, endereço, estilo de vida, hábitos de consumo, ocasião de compra, necessidades especiais etc.

Se são pessoas jurídicas: ramo de atividade (se for mais de um, relacionar todos, pois esse cuidado ajudará a encontrá-los, posteriormente, para pôr em prática estratégias de promoção. Por exemplo, uma empresa que atende à área de educação deve relacionar creches, escolas de ensino fundamental, escolas de ensino médio, faculdades, escolas de línguas, escolas de música, secretarias municipais e estaduais de educação etc.), número de funcionários, endereço, constituição jurídica, porte (microempresa, empresa de pequeno porte, média empresa ou grande empresa) etc.

  • Qual a necessidade do seu público-alvo?

Conheça as principais necessidades, carências e desejos do público que você quer atingir.

  • Como ele quer receber os produtos e serviços?

Conheça o nível de exigência e a maneira como seus consumidores principais querem receber seus produtos e serviços.

  • Como chegar a esse público-alvo?

Identifique a forma mais adequada, que deve ser simples e objetiva, de chegar até esse público para apresentar seus produtos/serviços e fechar negócios. Como exemplos temos visitas, contatos telefônicos, feiras, internet, outras mídias etc.

A realidade é que alguns empreendedores não percebem a importância de definir corretamente o seu público-alvo por acreditarem que já o conhece e que é perda de tempo relacionar todos eles.

As consequências são percebidas quando os empresários não conseguem atrair os potenciais clientes ou, se os atraem, não conseguem mantê-los. Consequentemente, o faturamento não é suficiente para a sobrevivência da empresa.

Portanto, a definição correta do público-alvo vai interferir na apresentação e localização do seu ponto de venda (físico ou virtual), na definição do mix de produtos ou serviços que irá trabalhar, na definição da comunicação com esse público, no processo de conquista e fidelização e, consequentemente, no resultado.

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Fonte: “Como Gerenciar Pequenas Empresas – Fatores Fundamentais para uma Gestão Empresarial de Sucesso” (Editora Aprenda Fácil)

 

 

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