Efeito especial: primavera

É hora de deixar a natureza falar mais alto, invista em folhagens, tecidos leves e iluminação natural


Por Aletheia Westermann

29/09/2019 às 07h02

A estação mais charmosa do ano chegou, e junto com ela vem a vontade de trazer a natureza para dentro de casa. Dentro dessa busca pela sensação de bem-estar, o verde, o jardim e as plantas em geral são uma das vias que trazem para o ambiente esta atmosfera de calma e tranquilidade em contraponto com os excessos do lado externo, aliviando o estresse e purificando o ar.

Além de plantas e flores, o uso de madeira, têxteis, elementos minerais, materiais inspirados na natureza e cores extraídas desse universo também ajuda a tornar a casa um local de refúgio e descanso, não importando se o décor é minimalista, urbano ou clássico.

PUBLICIDADE

Sendo assim, os materiais naturais costumam ser mais leves, frescos e garantem um visual reconfortante na decoração. Para os móveis, a madeira, as fibras, o vime, o bambu e o junco são opções que cabem em todos os ambientes. Para os tecidos, há um leque de opções naturais, sendo fácil incrementar o ambiente. Algodão, linho, lã, renda e organza são apenas algumas das opções que vemos para estofados, mantas, jogos de cama e almofadas.

Formatos, cores e espessuras diferentes podem resultar em um mix interessante, atrai o olhar e dá um upgrade imediato ao ambiente. Estantes, prateleiras e cristaleiras podem ganhar um charme a mais na companhia de plantas e folhagens de variadas espécies. O contraste das folhas com o refinamento dos móveis traz o despojamento do espaço. Além disso, vasos misturados a outros objetos, como livros, quadros e esculturas, dão vida ao décor. A ideia é fazer da casa também um refúgio sensorial.

Explore a iluminação natural que também é um fator importante para a energia das pessoas e da edificação. Sempre que possível, deixe a luz natural se espalhar pela casa. Grandes aberturas de vidro em janelas e portas ampliam os ambientes, deixam a paisagem entrar e traz a sensação de relaxamento. Além disso, mantenha o espaço funcional e organizado removendo a poluição visual do que não é necessário, dando espaço para a energia fluir.

O conteúdo continua após o anúncio

Curtiu as nossas dicas? Então dá um pulinho no nosso site e no nosso blog.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.