Pergolados: Faça chuva ou sol


Por Aletheia Westermann

20/01/2019 às 07h00- Atualizada 21/01/2019 às 14h08

Aproveitar os dias de sol e calor à beira da piscina, no jardim ou no espaço gourmet, pode ficar ainda melhor com ambientes agradáveis, aconchegantes e cheios de bossa. E por que não pensar num Pergolado? Elemento muito utilizado na arquitetura os pergolados são estruturas apoiadas por colunas paralelas e formadas por vigas. Não existe um tamanho ideal para o pergolado, ele só precisa ser proporcional ao espaço onde será construído.

Podem ser estruturados por diversos materiais como madeira, concreto, estrutura metálica, bambus ou mesmo fazendo um mix desses acabamentos. O importante é seguir as linhas e influências da construção principal.

PUBLICIDADE
Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Funcionam muito bem para estender áreas cobertas ou mesmo cobrindo ambientes abertos, deixando-os mais integrados com o exterior, tais como: varanda, hall de estrada, fachada, jardins, terraços de casas e coberturas além de ambientes perto da piscina e da área de churrasqueira.

Seu teto normalmente é vazado, mas pode ser preenchido por plantas, principalmente por aquelas que precisam de apoio para crescer como as trepadeiras, que ajudam na proteção de iluminação natural e criam um espaço de descanso mais aconchegante e convidativo. Outra opção interessante são as coberturas de vidro ou policarbonato translúcido para proteção, tanto de chuvas como de sol, além de deixar o ambiente moderno.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Outra opção para deixar o pergolado interessante é colocar tecidos em forma de cortinas fixados nas vigas, como se fosse um forro. Porém, se a intenção for sofisticação e praticidade, os toldos horizontais são ótimas opções, pois podem aproveitar as estruturas existentes mantendo-os perfeitamente horizontais, sem ângulo de inclinação. Além disso, protegem e ampliam os espaços interiores para o exterior, possibilitando o controle de luz e sombra. Seu acionamento pode ser com ou sem motorização.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Tipos de pergolados

Pergolados de madeira

Os pergolados de madeira são opções mais comuns e com um custo menor para aplicar em um ambiente. Além do acabamento natural ou em demolição, pode-se pintar a madeira para colocar cores. Funcionam muito bem utilizando plantas, vidros ou policarbonato incolor ou translúcido entre os espaços vazados de suas vigas, permitindo a entrada de luz, mas, com proteção de chuvas e detritos.

 

Pergolados metálicos

Os materiais metálicos conferem um ar de modernidade e sofisticação. A estrutura é criada a partir de chapas metálicas, orientadas de acordo com o projeto arquitetônico e estrutural. Suas principais vantagens são rápida instalação; fácil manutenção, vida útil mais longa. Além disso, compõem bem com outros materiais, gerando uma agradável sensação visual.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Pergolados de concreto

Duráveis e resistentes, as estruturas de concreto apresentam uma ótima opção para a construção de pergolados. As principais vantagens são matéria-prima com um custo não muito alto, relativa rapidez na construção, alta durabilidade, alta resistência e segurança.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Pergolados de bambu

Utilizar o bambu no topo do pergolado é uma abordagem que funciona para alguns tipos de ambientes. Sua aplicação fica interessante em casas de campo, fazenda ou praia. Para quem gosta de entrar em contato com natureza a malha de bambu é uma ótima pedida para um ambiente mais sombreado.

 

Aí é só relaxar e curtir o dia debaixo dela…

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.