Mercado em transformação

Clientes impõem novos padrões de comportamento e desafiam os antigos espaços comerciais


Por Aletheia Westermann

16/02/2020 às 06h57

São as mudanças no consumidor que direcionam o mercado de consumo. Exigentes e engajados, com novos valores, esses clientes estão impondo novos padrões de comportamento e desafiando os antigos espaços comerciais. Diante desse cenário, é preciso estar atento a produtos e experiências que podem ser priorizados.

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Dentre essas exigências, um cuidadoso projeto de Arquitetura de Interior, além de criar uma atmosfera convidativa, alinha uma melhor percepção do espaço, agrega valor na marca e valoriza os artigos a ponto de despertar nas pessoas a vontade de adquirir o produto ou serviço ofertado. Para tanto, algumas questões deverão ser levadas em consideração para um desenvolvimento acertado do projeto.

O perfil do cliente e as características dos produtos são as primeiras diretrizes analisadas para que, depois de definidos, possam ser aplicados fisicamente os atributos estéticos da marca com a definição do layout, matérias de acabamento, mobiliário, exposição dos artigos. Entretanto, é importante ajustar isso às áreas que darão suporte ao funcionamento do negócio. Um bom planejamento otimiza o funcionamento do lugar, e quanto maior for a compreensão das atividades ali abrigadas, mais interessante será o local, tanto as que serão percebidas pelos clientes quanto pelas pessoas que trabalham ali.

Diante disso, é preciso buscar mecanismos para atrair a atenção das pessoas para que elas se sintam estimuladas a entrar e consumir, uma vez que compras realizadas pelos dispositivos móveis fazem parte dessa mudança de comportamento.

Uma tendência atual para estabelecimentos é trabalhar os ambientes de modo que transmitam acolhimento e motivação. As escolhas acertadas de cores e dos revestimentos tornam o espaço mais convidativo e menos impessoal, e o design se aproxima cada vez mais do artesanal, do natural.
A iluminação é outra ferramenta importante que precisa ser trabalhada minuciosamente, desde a fachada/vitrine ao interior do espaço. Sendo negligenciada, poderá ser muito prejudicial ao negócio, mas, o contrário, ajuda a valorizar produtos e detalhes além de atrair clientes. Aposte nas lâmpadas de LED, que têm mais tecnologia, eficiência energética e são bem mais econômicas.

Por fim, hoje o conceito das lojas comerciais é de espaços multissensoriais, que se transformaram em ambientes não só de consumo, mas, de entretenimento também. Além dos temas acima, somam-se música e cheiro (aromaterapia) que ajudam a atingir os estímulos sensoriais e sentimentos dos clientes, dando sensação de bem-estar e conforto.

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