Você está no clima das Olimpíadas?

Estilo esportivo: a moda, como reflexo da sociedade, traz as inspirações do esporte para as vitrines e os armários.


Por Ana Paula Calixto

30/07/2021 às 07h00

Mesmo para quem não curte esportes, o espírito olímpico pode ser contagiante! O desfile de atletas pelas passarelas dos jogos é inspirador! E a moda, como reflexo da sociedade, traz as inspirações do esporte para as vitrines e os nossos armários. O namoro da moda com os esportes é antigo, e muito da evolução dos tecidos e das modelagens vem das pesquisas para melhorar o desempenho dos atletas. Muitos looks que enfrentam a correria do dia a dia vieram de inspirações de pistas, quadras, arenas, piscinas e influenciaram um estilo!

O conceito criado por Alyce Parsons e Mimi Dorsey na obra “Style Source” sobre os sete estilos universais é amplamente utilizado na consultoria de imagem, servindo como um norteador para o trabalho de lapidação de estilo.
A teoria desenvolvida por elas leva em conta comportamentos e personalidades com preferências relacionadas ao vestuário, estabelecendo padrões que nos levam aos sete estilos universais. Cada um possui peças chave características e comunicam uma mensagem diferente. Os sete estilos universais são: refinado, romântico, dramático/urbano, tradicional, criativo, sexy e esportivo/natural

PUBLICIDADE

E em tempos olímpicos, vou dedicar a coluna ao estilo esportivo, já chamando a atenção para um ponto: por mais que o nome seja sugestivo, o estilo esportivo não quer dizer usar as roupas para praticar esportes como escolha de vestimenta. O conceito vai além. O nome vem do fato de se apossar de várias peças empregadas na prática de esportes, como o tênis e os shorts, e passar uma mensagem descontraída e dinâmica.

O estilo esportivo (ou natural) caracteriza-se como o mais casual dos sete estilos universais. Nos últimos anos, muitos elementos tradicionais esportivos conquistaram as passarelas, o que trouxe composições de styling muito interessantes para as ruas. O visual é despojado e prático e combina muito com o corre-corre do dia.

Há uma estatística que aponta que a maioria dos armários possui 60% de peças básicas; como um bom jeans, blusa de malha, peças mais confortáveis e despojadas., justamente os pilares do estilo esportivo. O combo jeans + blusa de malha faz parte do visual de várias gerações. Pare para pensar no seu armário: será que é fácil encontrar conjuntos de moletom, casaco de capuz, peças com zíper, malha, bermuda, shorts e tênis? Se marcou alguma das opções, você já flerta com o estilo esportivo há tempos! Ele flerta facilmente com outros estilos, e, segundo o conceito dos sete estilos universais, escolhemos um estilo predominante, que traduz a nossa essência, e dois secundários. O estilo esportivo/natural casa bem com todos os outros.

Peças chave

O que caracteriza o estilo esportivo são roupas práticas e casuais, de modelagem básica, confortáveis e leves. A palavra de ordem é conforto!

O visual do estilo esportivo é composto por muito jeans, camiseta, malhas

Preferência por cores neutras e alegres

As listras e o xadrez estão entre as estampas prediletas

Predominância de sapatos baixos, rasteirinhas, salto bloco e, claro, tênis! Os tênis merecem um destaque, há muito que o tênis virou um item fashion. Hoje, ele aparece em produções para todos os gostos e estilos

O conteúdo continua após o anúncio

As bolsas são mais despojadas, e a mochila, um item indispensável

E para quem gosta mesmo de ficar com roupa de treino o dia todo, a moda veio com o conceito de athleisure: o termo é uma mistura das palavras athletic (atleta) + leisure (lazer). Em português, claro, são produções que levam as roupas de academia para ocasiões do dia a dia, numa pegada mais urbana.

Informalidade, jovialidade e despretensão são as principais mensagens passadas pelo estilo esportivo, que tal entrar neste clima?!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.