Tudo é uma questão de estilo


Por Ana Paula Calixto

13/08/2021 às 07h00- Atualizada 13/08/2021 às 14h32

“Vista-se mal e notarão o vestido , vista-se bem e notarão a mulher ”
Coco Chanel

Há muita coisa por trás da maneira de se vestir. Próprio do ato de escolher roupas, em casa ou numa loja, é nos descrever e nos definir. Tal como um logotipo criado para traduzir a identidade de uma pessoa, as roupas exercem o mesmo poder ao expressar personalidades. O que fez você vestir a roupa que está hoje? A sua escolha pode ter sido circunstancial, sem nenhuma motivação, sem intenção, mas irão te julgar por isso. A sua roupa influencia o julgamento sobre você. Na era digital, a mensagem visual pode atingir milhares de pessoas, através da sua imagem pessoal, das suas roupas, seus gestos e expressões. Roupa é uma ferramenta de expressão para passar parte do que somos. Usar essa ferramenta a nosso favor é fundamental, roupa é nossa camada visível. Uma roupa bacana não é aquela que está na última moda, a tendência da vez, a roupa de marca, mas, sim, aquela que deixa você aparecer, que te caracteriza. A roupa que escolhemos é a primeira coisa que aparece aos olhos dos outros. Pense antes de se vestir!

Moda é comunicação não-verbal. Nossas escolhas refletem quem somos, o que fazemos, do que gostamos, o que desejamos, demonstra o nosso papel social. É uma forma de expressar a nossa criatividade, nossos valores, nossa personalidade. Moda é informação, conhecimento, conteúdo. Criamos modos, maneiras, comportamentos, atitudes, e por extensão: moda. A moda vive um momento de transição, de quebrar regras preestabelecidas. Mas não ter regras também vira uma regra! Hoje tudo pode, tudo é permitido. A ordem é jogar fora todos os manuais e priorizar a individualidade. O que importa é o eu, a expressão individual. E isso é a essência do estilo!

PUBLICIDADE

O estilo é uma somatória da sua história de vida e da imagem que você quer passar. A moda é temporal e mutável. Estilo é saber quem você é, o que quer dizer e não dar o mínimo para o resto. Estilo é a melhor expressão do caráter de alguém, na medida em que o tempo vai passando você deve apurar e refinar seu estilo. Estilo é pessoal e intransferível, está diretamente ligado às suas informações pessoais, ao que você consome, ao que você usa. Funciona como se fosse um raio X. Não existe estilo certo ou errado, o único estilo errado é aquele que não combina com a pessoa. Criar um estilo é uma forma de estar adequado visualmente.

Para refinar o seu estilo descubra o que você gosta, busque referências. O que é muito você? O que você mais gosta? O que mais combina com você? Que tipo de roupa te faz se sentir bem? Nas escolhas dos seus looks sempre pense: qual seu estilo de vida? Como é a sua rotina, o clima da cidade, seus compromissos ao longo do dia. O que te define? O que faz você ser você? Conhecer-se melhor é a chave para refinar seu estilo, quando você se percebe com mais clareza, a relação com as roupas também fica mais leve! A moda é cíclica, visita o passado e projeta o futuro, mesmo que de maneiras diferentes, e vivemos em uma época em que tudo está na moda, tudo é permitido através de uma releitura. Roupa é contexto, tem de estar adequado a um ambiente ou ocasião, momento e estilo. A cada dia nos descobrimos e conhecemos mais nossos gostos, nossas preferências e vamos lapidando nosso estilo. O processo é contínuo e quanto mais nos observamos mais ganhamos confiança. A Nova Era da Moda traduz uma moda mais acessível, feita por pessoas reais, incentivo ao consumo consciente, com menos tendência e mais essência.

Antes de tudo, o processo para construir/descobrir seu estilo deve ser divertido. Você deve curtir se descobrir, se observar. Moda é uma grande diversão! Olhar-se para se conhecer cada vez mais, observar-se para se conhecer, conhecer-se para ter a liberdade de ser quem você quem quiser. Já parou para pensar na sua autoimagem? E como a maneira que você se percebe influencia nas escolhas quanto à aparência? A questão central é se olhar de verdade, sem se rejeitar, sabendo que você e sua imagem pessoal merecem respeito. Não adianta querer ser outra pessoa. Autoestima você aprende: é a consciência do seu próprio valor, gostando e cuidando cada vez mais de você! Potencialize o que você tem de melhor!

Nossa imagem pessoal é uma ferramenta que administramos e manejamos da maneira que desejamos. O cuidado com o visual precisa ser analisado com muita atenção, a roupa correta para cada momento, a combinação estética de peças, cores e estilos, assim como cuidados com a higiene e a saúde física, pois a composição deve ser harmônica e atrativa. A comunicação visual e a aparência são ferramentas que fazem parte do seu universo de marca pessoal, assim como você tem que ter um conhecimento técnico sobre alguma coisa, você tem que ter o conhecimento de que sua imagem passa uma mensagem. É fundamental focar na mensagem que deseja passar e administrar isso a seu favor, deixando bem claro qual é a sua marca registrada. Na construção da sua marca pessoal o produto é você! Cuide bem dele!

Foto: Andersom Esteves
Beleza : equipe Jael Pifano e Marjorie Campos
Acessórios: Joias Kether

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.