Rituais de gestão: Por que você deve dedicar tempo ao seu cliente interno?
Os rituais no ambiente corporativo são eventos que promovem alinhamento, integração e que reforçam normas, valores e ilustram a cultura da empresa. São também instrumentos para compartilhar experiências, valores básicos e contribuem para a adequação do colaborador à cultura da empresa, para a estabilidade da equipe e guiam a forma de agir de cada colaborador.
Você já parou para pensar que o sucesso do seu cliente está intimamente ligado ao sucesso dos seus colaboradores e o quanto sua empresa pode estar perdendo por não ter rituais que promovam alinhamento e integração entre seu time?
Todos os dias gestores e empresários se mantêm antenados em tudo que está acontecendo no mundo dos negócios, estamos sempre atentos para identificar no ambiente externo possíveis soluções e inovações para o nosso negócio, porém antes disso é extremamente importante voltarmos nossos olhos e ouvidos para o nosso ambiente interno. Estar mais próximo e alinhado com o time pode nos ajudar a potencializar os resultados do negócio.
Somente colaboradores satisfeitos podem levar satisfação aos nossos clientes, pois estarão motivados a entregar sempre o seu melhor. Por esse motivo, o mesmo esforço que empregamos para garantir uma melhor entrega aos nossos clientes externos devemos empregar para garantir que nossos colaboradores estarão felizes e preparados para dar o seu melhor.
Alinhamento é um ponto chave para qualquer empresa. Retrabalho, falta de colaboração entre a equipe, informações que não chegam ou chegam distorcidas são os principais motivos de desgaste e insatisfação em qualquer equipe. Portanto, além de investir em ferramentas e sistemas que proporcionam maior gestão e fluidez das informações é necessário estruturar rituais que tenham como foco o nosso time.
Os rituais no ambiente corporativo são eventos que promovem alinhamento, integração e que reforçam normas, valores e ilustram a cultura da empresa. São também instrumentos para compartilhar experiências, valores básicos e contribuem para a adequação do colaborador à cultura da empresa, para a estabilidade da equipe e guiam a forma de agir de cada colaborador.
Alguns tipos de rituais de gestão são:
Rituais de passagem: Acontecem, por exemplo, quando há a entrada ou a movimentação interna de um colaborador
Rituais de valorização: Reforçam boas práticas, atribuem reconhecimento e compartilham conquistas.
Rituais de renovação: São rituais para se abordar sobre assuntos como planejamento, desenvolvimento, processos e estratégia.
Rituais de integração: Nesses o desafio é alinhar propósito e descontração. É importante pensar em atividades estratégicas e relevantes, que podem proporcionar maior afinidade entre os colaboradores e despertar o senso de equipe.
Rituais de redução de conflito: Buscam diminuir as emoções negativas e mostrar que algo está sendo feito acerca de determinado problema
Rituais de rebaixamento: Acontecem quando há perda de status, demissão ou afastamento.
Colocando em prática
Sabemos sobre a dificuldade na adesão de novos hábitos no ambiente corporativo e o quanto é difícil reservar tempo para se dedicar a alguns rituais. Comece identificando aqueles que estão mais alinhados à cultura organizacional da sua empresa e adapte a periodicidade com que eles devem acontecer à sua realidade.
Alguns exemplos de rituais que você pode implantar são:
- Onboarding de clientes e colaboradores
- Kickoff de projetos
- Reuniões periódicas de alinhamento com a equipe
- Reuniões periódicas para discussão de projetos
- Reuniões de liderança
- Reunião de sócios e diretores
- Apresentação de resultados, KPIs e/ou OKRs
- Feedback
- Desenvolvimento e treinamentos
- Premiação, destaques e elogios
- Comemorações, momentos de integração com dinâmicas, happy hour
Ao determinar quais serão os rituais que farão parte da rotina é necessário manter a disciplina e garantir a cadência. É importante apresentar para a equipe o intuito do ritual e demonstrar a importância dele para a empresa. Com o tempo todos perceberão os resultados e entenderão o valor de manter esses rituais na rotina fazendo com que eles passem a acontecer naturalmente e de forma mais independente.
Os resultados serão positivos tanto para a empresa quanto para os colaboradores, refletindo diretamente na satisfação dos seus clientes como consequência de resultados como:
- Melhor fluxo de informação
- Aumento do alinhamento e colaboração entre o time
- Redução de retrabalhos e gaps nos processos
- Aumento da satisfação dos colaboradores e reduzir o turnover
- Identificação ágil de problemas
- Encontrar internamente soluções práticas
- Disseminação de experiências e aprendizados
- Geração de insights de melhoria dos processos, produtos e/ou serviços
- Reforço da cultura organizacional
- Maior alinhamento da equipe com os objetivos da empresa
Garanta que os rituais sejam democráticos e colaborativos, oportunize o diálogo para um melhor engajamento do seu time e você irá se surpreender com as soluções e ideias que virão desses momentos.
Nada melhor que aproveitar esse fim de ano, momento em que começamos a planejar as prioridades para o ano que está por vir, e refletir sobre esses rituais. Já reserve nas agendas do próximo ano esses momentos e comece a colher os resultados.