Três pessoas são presas em operação de fiscalização a ferros-velhos de JF

Ação foi realizada para frear receptação de materiais metálicos furtados na cidade; nove estabelecimentos foram autuados


Por Mariana Floriano, sob supervisão da editora Rafaela Carvalho

12/04/2022 às 17h52

Três pessoas foram presas nesta terça-feira (12) durante operação conjunta de fiscalização nos ferros-velhos de Juiz de Fora. A ação teve como objetivo diminuir a receptação de material metálico furtado, tendo em vista que a cidade já tem quase dez furtos de equipamento público por mês, conforme mostrou a Tribuna na última sexta. Das três prisões, duas ocorreram por receptação indevida de material e uma por crime ambiental, visto que o suspeito realizava o depósito irregular de ferro em uma área de preservação permanente.

Tampas de bueiros e de caixas de energia foram encontradas durante a fiscalização (Foto: Divulgação PM)

Equipes da Polícia Militar estiveram em 19 ferros-velhos da cidade com o objetivo de identificar material proveniente do furto, como tampas de bueiros, cabos de cobre e malha ferroviária. O assessor de comunicação da 4ª Região de Polícia Militar, major Jean Amaral, explicou que, juntamente com os policiais, fiscais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) acompanharam a visita aos estabelecimentos para conferir a validade dos alvarás. “Nove comércios foram autuados por conta de alvarás vencidos, ou devido à inexistência deles”. Além disso, os Bombeiros autuaram em outros quatro estabelecimentos devido à ausência de equipamentos obrigatórios para prevenção de incêndios.

PUBLICIDADE

Foram recolhidas tampas de bueiros, fios metálicos e outros equipamentos públicos. Caminhões do Demlurb ajudaram no transporte dos metais. O major Jean Amaral afirmou que o intuito da operação é fazer com que os receptores sintam a pressão da fiscalização. “Além disso, as forças de segurança continuarão atuando na fiscalização e no patrulhamento.” Um levantamento completo do material recolhido será divulgado nesta quarta-feira (13).

A operação teve início às 13h desta terça e contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Guarda Municipal, fiscais da PJF e representantes da Cemig e da MRS Logística. As cidades de Ubá, Muriaé, Leopoldina e Viçosa também tiveram fiscalização simultânea nesta terça.

Tópicos: polícia

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.